Campanha de combate ao trabalho infantil é iniciada em Belém

Para conscientizar usuários de ônibus e rodoviários de que o trabalho infantil é ilegal e prejudica o desenvolvimento infanto-juvenil, o Ministério Público do Trabalho no Pará (MPT-PA/AP), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel) e a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, iniciou nesta segunda-feira, 07, uma campanha de combate ao trabalho infantil. A primeira ação aconteceu no cruzamento das avenidas Almirante Barroso com Júlio César.

O autônomo Evandro Silva estava em um dos ônibus abordados durante a ação e aprovou a campanha. “Muitas vezes essas crianças se encontram nessa situação não por necessidade, mas porque são vítimas de exploradores que querem um jeito de conseguir dinheiro fácil”, afirmou.

Dados do Ministério Público do Trabalho apontam que, entre os anos de 2013 e 2014, houve um aumento de 13% no número de crianças que exercem alguma atividade de trabalho. Neste contexto, o técnico de segurança e educação para o trânsito da Semob, Manoel Pinheiro, alerta para a importância de que o trabalho infantil não seja tratado como algo cotidiano. "Nós devemos estar sempre alertas para esta situação. Sempre que presenciarmos uma criança ou adolescente realizando comércio nos ônibus ou cruzamentos da cidade, devemos ligar para os Direitos Humanos, pelo número 100, e denunciar", frisou.

A campanha segue durante esta semana nas principais vias da cidade. Na terça-feira, 08, a Semob estará na Avenida Pedro Álvares Cabral com Tavares Bastos; dia 09, na travessa Frutuoso Guimarães com avenida Marechal Hermes; dia 10, na esquina da avenida Almirante Tamandaré com a travessa Padre Eutíquio; e no dia 11, na rua Antônio Barreto com avenida Visconde de Souza Franco, sempre entre 9h e 11h.

Além disso, as empresas de ônibus foram orientadas a colocar cartazes em todos os coletivos que rodam em Belém alertando para a ilegalidade do trabalho infantil. A divisão de educação para o trânsito da Semob, também, realizará ações lúdicas dentro dos coletivos ao longo da semana.

Texto: Ricardo Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar