Áreas das obras do BRT no Mangueirão recebem limpeza para o RExPA de domingo

A disputa deste domingo,7,entre Remo e Payssandu será o primeiro clássico RE x PA depois do avanço das obras do BRT Augusto Montenegro na área do Estádio Olímpico, o Mangueirão.

Para melhorar a infraestrutura de acesso ao estádio, a Prefeitura de Belém e a empresa responsável pela obra, adotam medidas estratégicas. O estacionamento, que estava ocupado por material de construção, como aterro, seixo e estruturas de concreto e ferro, usado nas obras do Terminal do Mangueirão, parte integrante do BRT, por exemplo, foi desobstruído e recebeu um mutirão de limpeza.

O anel viário que circunda o estádio foi todo asfaltado para melhorar o tráfego e evitar engarrafamentos. Também foram providenciadas chapas metálicas de acesso aos portões A1 e A2, além de abertos dois portões de acesso pela Avenida Transmangueirão, tanto para veículos que trafegarem pela avenida Centenário, quanto para quem vem pela avenida Augusto Montenegro.

“Pedimos compreensão de quem trafegar pela Augusto Montenegro para acessar o estádio, pois a via está recebendo uma grande obra de urbanização e mobilidade com pavimentação, drenagem, calçamento, terminais, estações e ciclovia. Em frente ao Mangueirão, está em ritmo acelerada a construção de um grande terminal de integração com três plataformas de acesso e galerias subterrâneas, que permitirá o deslocamento de passageiros para vários destinos da região metropolitana de Belém”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira.

Combate a alagamentos – Com as obras de implantação do BRT em ritmo acelerado, as frentes de trabalho para construção das canaletas já avançaram por grande parte do trecho que se estende do Entroncamento até Icoaraci.

Para evitar o acúmulo de água das chuvas nas áreas já escavadas, a Prefeitura de Belém e o consórcio responsável pelas obras vêm promovendo medidas preventivas. Funcionários do consórcio fazem, diariamente, o bombeamento e a drenagem da água empossada nas canaletas.

Medidas preventivas também buscam combater o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypti em áreas com acúmulo de água na obra. Funcionários do BRT já receberam orientações para reforçar a limpeza, fazer retirada de entulhos e objetos que possam acumular água, além de utilizar água sanitária e produtos químicos em algumas áreas. “Duas equipes de funcionários, treinadas pela Sesma, percorrem, diariamente, toda a área da obra ao longo da Augusto Montenegro, verificando e eliminando possíveis focos”, explicou o secretário de Urbanismo, Adinaldo Oliveira.

Texto: Jaqueline Ferreira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar