Outeiro recebe serviços de saúde e cidadania durante “Ação Mulher”

Aos 16 anos, Jéssica Silva da Silva busca a oportunidade do primeiro emprego. A estudante, que está concluindo o ensino médio, tem o desejo de conquistar uma vaga no mercado de trabalho para ajudar na renda familiar. Para isso, Jéssica aproveitou o projeto “Ação Mulher”, realizado na manhã desta terça-feira, 1º, na Escola Bosque, localizada em Outeiro, para dar o primeiro passo no sonho. “Vim hoje tirar minha carteira de trabalho para, então, correr atrás de um emprego”, disse confiante a jovem.

Jéssica faz parte das cerca de 300 pessoas que foram atendidas durante a ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado no dia 8 de março. Os serviços de saúde e cidadania, que envolvem a emissão de documentos, atendimento jurídico, consultas médicas e vacinas, foram oferecidos durante toda a manhã às mulheres e adolescentes.

A dona de casa Liliane Trindade da Silva levou a filha Letícia Trindade, de 7 anos, para participar da programação. Com uma escova de dente na mão, Letícia mostrou o que aprendeu na oficina de escovação dentária, onde ouviu de profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc), parceiro do evento, a forma correta de cuidar do sorriso. “Eles ensinaram como fazer de forma correta a higiene bucal”, comentou a pequena. “Alguns hábitos são de fundamental importância para proporcionar dentes saudáveis. As crianças, principalmente, que estão em fase de formação, precisam saber como escovar corretamente os dentes”, completou a mãe de Letícia.

“O projeto exige ação integrada e esforço conjunto, tanto do Estado quanto do município, para que toda a população seja atendida durante a programação”, pontuou a chefe de gabinete da Escola Bosque, Liliane Leite Pompeu, referindo-se a parceria da Prefeitura de Belém com o Governo do Estado. “A Escola Bosque está sempre de portas abertas para receber ações que visam atender as necessidades da comunidade de Outeiro”, completou.

A coordenadora de Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), Gabriela Oliveira, ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Toda a ação precisa de uma sequência, por isso, precisamos andar de braços dados com o município para atingir nossa meta que é levar o projeto para dentro de todas as comunidades e orientar a população sobre os serviços de saúde e cidadania”, finalizou.

O “Ação Mulher” prossegue até o dia 12 deste mês. No dia 8, data dedicada às mulheres, a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesma) promove uma blitz em cinco bairros considerados pontos estratégicos da cidade – Padre Eutiquio com Tamandaré, Presidente Vargas com Serzedelo Corrêa, Barão de Igarapé Miri (em frente à UMS Guamá), José Bonifácio com José Malcher e Mauriti com Duque. Na ocasião, serão executadas ações voltadas à saúde feminina, com abordagem educativa e distribuição de material informativo.

O objetivo principal da blitz é alertar motoristas e pedestres sobre o tema.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar