Representantes da Caixa Econômica Federal avaliam positivamente obras do BRT

Representantes da Caixa Econômica Federal no Pará e na Região Norte visitaram as obras de implantação do BRT, na Avenida Augusto Montenegro, na última sexta-feira, 26. A equipe da instituição financeira, que é uma importante parceira da Prefeitura de Belém em diversos projetos de melhoria urbana na capital, conferiu de perto como está o andamento da obra.

O superintendente executivo de Governo para as Áreas Centro-Oeste e Norte, Oscar Jorge Vasconcelos do Rego Barros, andou por vários pontos da obra no primeiro trecho do BRT, que vai do Entroncamento ao Estádio do Mangueirão, e avaliou positivamente a execução da obra. “Nossa avaliação é muito positiva. Vemos que este trecho previsto para ser entregue no primeiro semestre, está bastante adiantado e com uma obra de boa qualidade. Estamos satisfeitos com o que vimos aqui sendo executado”, afirmou.

O recurso total para a construção do BRT na Augusto Montenegro soma, aproximadamente, R$ 263 milhões. Desse montante, cerca de R$ 65 milhões já foram utilizados na execução do primeiro trecho das obras. “Não temos dificuldade e nenhum tipo de contingenciamento de recursos para o financiamento dessa obra. À medida que a prefeitura vai executando, estamos liberando o recurso, para contribuir com a conclusão, em breve, do empreendimento”, frisou o superintendente.

O engenheiro da Caixa Econômica, Roberto Moreira, que acompanha, constantemente, a execução dos serviços, também avalia que o desenvolvimento da obra está dentro do previsto. “A Caixa já liberou cerca de 25% do recurso total. A obra está em um ritmo muito bom no seu andamento e no emprego dos recursos”, avalia o engenheiro.

Também participaram da visita, representando a Caixa Econômica, o gerente da superintendência regional da Caixa no Pará, João Henrique Gomes; o supervisor-representante da Caixa em Belém, Antônio Luiz Nogueira; o gerente da Gerência de Governo em Belém (Gigov/BE), Paulo Cunha; os coordenadores da Gigov/BE, Carlos Alberto Rocha e Rafaela Figueiredo; e o engenheiro da Gigov/BE, Jacksom Costa.

BRT – As obras de implantação do BRT da Augusto Montenegro, com extensão total de 13,7 Km, está dividida em três trechos, e incluem a urbanização de toda a via, com serviços de nova drenagem, pavimentação, iluminação pública, rede de infraestrutura subterrânea, construção de novo calçamento e paisagismo. Ao longo da estrutura do BRT, também serão construídos três terminais de integração (Mangueirão, Tapanã e Maracacuera), onze estações e uma ciclovia.

A previsão de entrega do primeiro trecho, entre o Entrocamento e o Mangueirão, com mais de três quilômetros de extensão, é até maio. Já foram concluídos vários trechos de pavimentação, asfaltamento e calçamento, além drenagem e das estruturas de duas das três estações previstas para este primeiro trecho.

Nessa etapa, também está em estágio avançado a construção de um grande terminal de integração no Mangueirão com três plataformas de acesso e galerias subterrâneas, que permitirão aos passageiros acessar ônibus para vários destinos da região metropolitana de Belém.

“A obra do BRT está em ritmo acelerado na Augusto Montenegro. Não se trata apenas da construção da canaleta do BRT, mas de uma grande obra de urbanização. E em frente ao Mangueirão, está sendo construído um grande terminal de integração que facilitará a vida de todos. Pedimos compreensão de quem trafega e mora na área, que em breve oferecerá melhores condições de mobilidade”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira.

Texto: Jaqueline Ferreira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar