A guarda Municipal Pâmela Amaral já faz parte da corporação há cinco anos, três destes atuando no Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC). Apaixonada por animais, desde o tempo em trabalhava em um pet shop, a guarda conta que seu principal objetivo dentro da GMB sempre foi atuar no canil e trabalhar com os cães.
“Está sendo maravilhoso, procuro sempre me aperfeiçoar, fazer cursos, para prestar um serviço melhor para a população”, conta Pâmela, que faz parte do grupo que vem recebendo qualificação, desde a última segunda-feira, 15, em noções de veterinária, imobilizações táticas e combate urbano. O curso é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, e o objetivo é capacitar os guardas com as técnicas necessárias para o bom desenvolvimento das operações.
“Eles estão se aperfeiçoando em nivelamento policial, técnicas novas e avançadas, para que saibam como agir em qualquer tipo de situação, oferecendo segurança para a população. Uma dica que dou sempre é respeitar o animal, assim eles vão obedecer e ter sintonia”, destacou o ministrante do curso, o instrutor Adel Queiroz.
O canil da Guarda Municipal de Belém existe há nove anos e atualmente, onze cães fazem parte da instituição, são eles: cães de ataque, de faro e de salvamento e resgate. A GMB está treinando um cão para exercer as três funções, se tornando pioneira neste aspecto.
O Inspetor Ronildo Costa trabalha no canil desde o início e destaca as melhores condições de trabalho que vem sendo oferecidas e mais oportunidades. “A Prefeitura está ajudando muito com novos equipamentos, como luvas de proteção, macacão de mordida, bastão e chicote de adestramento. Os cães já participaram de quase todas as operações da guarda, usados de forma correta. Estamos com eles nas praças e dentro das escolas, levando um trabalho social”, pontuou Ronildo.
Para a guarda Municipal Pâmela Amaral, o momento mais marcante do seu trabalho com os cães aconteceu em 2013. “Já passamos por diversos momentos marcantes, mas não esqueço em 2013, quando aconteceram diversas manifestações, tivemos um trabalho intenso com os cães e precisamos passar para eles calma e segurança. Foi um trabalho de extrema parceria, uma experiência única e posso dizer que criamos um laço com eles de amizade”, revelou.
O curso de Condicionamento Operacional do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC) segue até o domingo, 21. A próxima turma do curso começa no dia 7 de março.
Texto: Priscylla Gester