Desfile oficial de blocos e escolas de samba teve público de mais de 30 mil pessoas

Após três dias de desfile na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, blocos e escolas do Carnaval 2016 aguardam agora a apuração dos votos para conhecer o grande vencedor deste ano. O resultado deve ser divulgado no dia 13 de fevereiro, a partir das 9h, na Aldeia Amazônica.

O evento, que iniciou na última sexta-feira, 29 e encerrou no domingo, 01, teve uma avaliação positiva para a Prefeitura de Belém, que organizou a programação por meio da Fundação Cultural de Município (Fumbel). “Houve um pequeno atraso no primeiro dia de desfile, porém, nada que comprometesse o cronograma das apresentações”, pontua o gerente de música e infraestrutura da Fumbel, Ivair Oliveira.

Cerca de 30 mil pessoas passaram pela avenida nos três dias de evento. Os números foram divulgados pela Polícia Militar (PM), que, juntamente com diversos órgãos da PMB garantiu a segurança e conforto dos milhares de brincantes.

A ação integrada contou, também, com o efetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Durante o final de semana, a fiscalização no entorno da Aldeia Amazônica abordou 15 carros com sons automotivos, além de bares e residências. O trabalho foi educativo e orientou a população sobre poluição sonora.

Um dos pontos onde foi registrado maior índice de poluição sonora, foi na Avenida Doutor Freitas, com a Pedro Miranda. No local, veículos com sons automotivos estavam com volume acima do permitido e foram abordados pela equipe.

Na limpeza, a Secretaria de Saneamento (Sesan) atuou com 120 agentes de limpeza urbana para varrição da avenida e vias do entorno durante o Carnaval. Uma equipe com 60 agentes executava a limpeza do corredor principal após a passagem dos blocos ou escolas de samba. No final do evento outra equipe de 60 homens trabalhou nos pontos de dispersão e vias de acesso.

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) agiu no trabalho de prevenção ao trabalho infantil. Dois casos foram encaminhados para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas Manoel Pignatário.

Todo o trabalho de ordenamento dos ambulantes foi executado pela Secretaria Municipal de Economia (Secon). A equipe organizou os vendedores para que eles não atrapalhassem o trânsito dos foliões e, nem das escolas, durante a dispersão e concentração. Ao todo, 30 agentes estiveram envolvidos no trabalho.

Já a Guarda Municipal esteve na avenida com 200 homens em todos os dias de apresentação. Em regime de revezamento, os guardas ficaram responsáveis pela segurança do evento juntamente com policiais militares e apoio do grupamento especializado Ronda da Capital (Rondac).

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) esteve na avenida para garantir o bem estar de quem participou do evento. Um Posto de Atendimento de Urgência e Emergência foi montado próximo à dispersão e atuou em parceria com a equipe da Defesa Civil no atendimento de primeiros socorros e acidentes. No total, foram 35 atendimentos nos três dias.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) esteve de prontidão, para quaisquer eventualidades. A secretaria contou, também, com 25 agentes que distribuíram 30 mil preservativos masculinos e realizaram ações educativas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/AIDS e Doenças Virais, como Hepatite C, com a entrega de folder educativo.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar