Primeiro ensaio técnico para o Carnaval de 2016 atrai público à Aldeia Amazônica

A Aldeia Amazônica abriu espaço, na noite desta quarta-feira, 27, para o início dos ensaios técnicos que antecedem os desfiles do Carnaval 2016, em Belém. Das arquibancadas, da avenida e também das janelas das casas e apartamentos próximos, o público teve uma pequena prévia do que as escolas “Quem São Eles”; “Xodó da Nega”; “Piratas da Batucada” e “Matinha” vão apresentar na passarela do samba no sábado.

A noite foi, talvez, mais especial do que o próprio dia do desfile para Suelen Silva, grávida de 39 semanas de Joar Gustavo. Ela compareceu ao ensaio e, como madrinha de bateria da escola da Matinha, chamou a atenção do público pela disposição e amor pelo samba dias antes de dar à luz. “Meu filho pode nascer a qualquer momento, estamos esperando apenas sua vontade de vir ao mundo. Porém, não poderia deixar de vir hoje demonstrar meu amor pelo samba e pela minha escola e após consultar o médico vim representar a Matinha”, disse Suelen que mora no bairro do Umarizal. “Se ele não nascer até sábado, eu venho para a avenida de novo desfilar”, completou.

Tainara Lago não desfilou e nem estava grávida. Mas, levou a filha de apenas dois meses, a pequena Bianca, para acompanhar o ensaio técnico. “Eu amo o Carnaval, amo o samba, vim com minha família assistir aos desfiles e trouxe minha filha para já acompanhar essa minha paixão”, disse a mãe enquanto sambava.

Crianças, jovens, adultos e idosos, ocuparam o espaço desde às 20h até o fim das apresentações. Os ensaios seguem na noite desta quinta, 28, com as escolas: “Rancho Não Posso Me Amofiná”; “A Grande Família”, “Mocidade Unida do Benguí” e “Bole Bole”.

Vistoria Técnica – Antes dos ensaios, durante a manhã de ontem, representantes de pastas municipais e órgãos de segurança percorreram a avenida para avaliar todos os equipamentos montados. “Toda a estrutura para receber o desfile oficial já foi entregue. Durante toda a manhã e, ainda, no ensaio técnico será o momento de checar os últimos detalhes que precisam de reparos de imediatos”, pontuou Ivair Oliveira, gerente de música e infraestrutura da Fundação Cultural de Município de Belém (Fumbel).

“Estamos fazendo a avaliação das fragilidades que podem comprometer o desfile nos três dias de evento”, pontuou Martha Falcoski, secretária executiva do Gabinete de Gestão Integrada do Munícipio (GGIM). “Os locais que devem receber as secretarias envolvidas no Carnaval já foram definidos e comunicados aos devidos representantes, ou seja, tudo já está encaminhado para oferecer à população um Carnaval excelente”, finalizou.

Trânsito – Nesta quita, a Avenida Pedro Miranda será novamente interditada, no trecho que compreende a Travessa Lomas Valentinas com a Alferes Costa. A interdição começará às 19h, e tem previsão de término às 2h.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) alerta, porém, que no período do desfile oficial, de 29 a 31 de janeiro, o trecho de interdição será ainda maior. A Avenida Pedro Miranda estará fechada entre a Travessa Angustura e Av. Dr. Freitas. Enquanto que, a Av. Dr. Freitas estará bloqueada ao tráfego de veículos entre a Av. Senador Lemos e Av. Marquês de Herval. A interdição será iniciada às 15h do dia 29 de janeiro, e as vias serão reabertas apenas às 5h do dia 1° de fevereiro. Os moradores que quiserem trafegar na área, precisarão se identificar com um comprovante de residência.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar