O Mercado do Ver-o-Peso foi escolhido recentemente como símbolo dos 400 anos de Belém e em meio a esse mix de cheiros cores e sabores do complexo, acontece o Ver-a-boia, projeto organizado pela Faculdade Estácio, que tem como parceira a Prefeitura de Belém por meio do Comitê Belém 400 Anos.
O projeto piloto foi criado ano passado, e neste domingo, 24, o público paraense pôde conferir e degustar as mais variadas iguarias da culinária local criadas pelas boeiras do Mercado. Entre a degustação de um prato e outro, o público também curtia o som de Gina Lobrista, Keila Gentil, Adamor do Bandolim, Pio Lobato e o rap dos Cronistas de Rua.
O Ver-a-boia acontece em um momento importante para a cidade que, em dezembro do ano passado, recebeu o título de "Cidade criativa da gastronomia", concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Nesse contexto, a coordenadora do Comitê Belém 400 anos, Jacqueline Kahlled, ressalta que este é apenas o primeiro evento gastronômico de 2016 apoiado pela Prefeitura e muito mais virá por aí. "Esse foi o primeiro passo e durante o ano outras ações irão buscar a valorização da gastronomia e da nossa cultura".
Para elaborar os pratos apresentados nesta edição do projeto, dez boieiras participaram de um curso, onde tiveram a oportunidade de aprender noções de manipulação e acondicionamento de alimentos, além da apresentação de pratos. O curso foi realizado no período de 11 a 15 de janeiro.
"É importante que as pessoas que aqui chegam encontrem bons produtos, melhor atendimento, uma melhor higiene. Então é nesse sentido que a gente trabalha", explica o coordenador do Ver-a-boia, Ney Messias. "É uma honra para o projeto ter esse selo dos 400 anos. Tenho certeza que nesses 400 anos a prefeitura está agregando e congregando várias coisas”, completa.
Dona Eliana Ferreira trabalha há 28 anos como boieira no Ver-o-Peso. E, após tantos anos de trabalho, o local já se tornou parte de sua história. "Significa muito pra mim, daqui que eu tiro o meu sustento e o da minha família". Para ela, a valorização e qualificação recebidas com o curso também serão importantes para atrair mais turistas para o local e aumentar sua renda mensal.
De acordo com a organização do evento, a intenção do projeto é qualificar todas as boieiras do mercado, e, posteriormente, todos os outros ramos do complexo, buscando a profissionalização integral dos trabalhadores.
Concurso – Durante o Ver-a-boia o público também pode votar em seus pratos preferidos, e as três boieiras mais votadas serão premiadas com valores em dinheiro. A programação segue até às 17 horas.
Texto: Ronaldo Palheta
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								