Carnaval na Cidade Velha terá ações da Prefeitura de Belém

O pré-carnaval costuma arrastar multidões por onde passa, seja ele comemorado em um sambódromo ou nas vielas da cidade. Em Belém essa cultura não é diferente. Neste final de semana, dias 23 e 24, milhares de pessoas sairão atrás do trio elétrico pelas ruas da Cidade Velha, acompanhando os blocos carnavalescos. Para garantir a segurança e organização do bairro, a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) prepara ações estratégicas para esses dias.

Visando garantir a ordem no centro histórico da capital paraense, a Prefeitura elaborou um plano de ações, de saúde, limpeza, fiscalização e segurança, como explica o coordenador do Comitê Belém 400 anos, Eduardo Klautau.

“A saída dos blocos nas ruas da Cidade Velha já se tornou tradição para os paraenses, com isso, a Prefeitura de Belém definiu ações que serão fundamentais para essa edição, como a isenção das taxas dos blocos, além da garantia de banheiros químicos no trajeto onde acontecem os cortejos”, pontuou Eduardo.

Mas, não são apenas os foliões que esperam por esse momento. Moradores que acompanham os arrastões carnavalescos também se divertem na porta de suas casas, como é o caso da família de Iranilde Bestene, de 64 anos, que há mais de 38 anos mora na cidade velha. “Sempre reuni minha família para prestigiar o carnaval de rua, porque sei que isso é nossa cultura e se iguala aos carnavais de todo o país”. Com a iniciativa da Prefeitura, ela espera que os próprios foliões se atentem aos cuidados com a cidade. “A falta de educação de algumas pessoas é um problema social que precisa ser mudado. Torço para que este ano seja diferente e, após os festejos, a gente tenha nossas ruas limpas e livre de mau cheiro”.

Mario Rodrigues, que também é morador do bairro e organizador de um dos blocos, disse estar satisfeito com o apoio que recebeu da PMB, por meio do Comitê Belém 400 anos, que cederá banheiros químicos para o evento. “Estamos muito contentes em ver que o carnaval de rua também tem a atenção da Prefeitura, pois a aquisição desses banheiros é fundamental para mantermos a ordem e higiene nas ruas da nossa cidade”, afirmou Mario.

As ações da PMB serão realizadas por meio da Guarda Municipal; Superintendência de Mobilidade Urbana; Fundação Cultural de Belém; Comitê Belém 400 anos; e das Secretarias Municipais de Economia, Saneamento, Saúde e de Meio Ambiente.

Atuações – A Guarda Municipal designará um contingente de guardas que darão apoio às polícias Militar e Civil no pré-carnaval. A Semob atuará no controle das vias de acesso ao trajeto dos blocos, na Cidade Velha, no intuito de evitar que pontos da cidade sejam afetados com engarrafamentos, além de fazer o trabalho de desobstrução da Avenida Tamandaré, logo após a passagem dos blocos.

A Sesma vai disponibilizar duas unidades móveis do SAMU (192), que estarão localizadas, uma na Praça da Bandeira e outra no Portal da Amazônia, este que também contará, aos domingos, com um posto de atendimento fixo.

Para garantir a manutenção da limpeza das vias públicas, a Sesan vai atuar com mais de 50 agentes de limpeza urbana e três caçambas. As equipes iniciam o trabalho uma hora antes do horário previsto para entrada dos blocos, e o trabalho continua duas horas após a dispersão. No domingo, 24, a partir das 7h da manhã novas equipes continuam a limpeza, com reforço de efetivo na Av. Tamandaré, Praça do Carmo e Portal da Amazônia. Somente no último final de semana, em torno de 30 toneladas de lixo e entulho foram recolhidos.

Já a Secon, estará presente no evento realizando os serviços de fiscalização e ordenamento do comércio informal, com o objetivo de garantir o ir e vir dos foliões. Ao todo, 20 fiscais estarão neste domingo, 24, dando cobertura à Praça do Carmo, no bairro da Cidade Velha, e 16 servidores marcam presença do Portal da Amazônia, onde também ocorrem os festejos.

No sábado, 23, apenas o bloco Elka irá desfilar. Já no domingo, 24, a programação inicia às 15h, com previsão de término às 22h, tempo destinado aos blocos Fofo do Lino, Os nojentos, Los Primos, Vips Parafolia, Irrecuperáveis, Fofo do Eloy.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar