A Prefeitura de Belém, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac), realiza nova eleição para conselheiros tutelares no próximo dia 24 de janeiro, das 8h às 17h. A votação será realizada em 31 pontos distribuídos ao longo dos oito distritos administrativos da cidade. Os eleitos deverão exercer o mandato de 2016 a 2019.
A eleição contará com 182 candidatos, disputando 80 vagas (40 titulares e 40 suplentes). A primeira votação, realizada em outubro do ano passado, foi anulada após o Comdac detectar falhas técnicas que poderiam comprometer o resultado da eleição.
Para a realização desta eleição, a Prefeitura contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, que disponibilizará urnas eletrônicas, e todo o processo será fiscalizado pelo Ministério Público. “Em todos os pólos de votação teremos no mínimo dois guardas municipais, para reforçar a segurança e oferecer tranquilidade na hora da votação. Além disso, contamos com o apoio da Polícia Militar que fará ronda na área externa das escolas”, explica o presidente do Comdac, Heraldo Coelho.
Ainda de acordo com o presidente do Conselho, o aparato de segurança está sendo preparado para atender aos dois momentos da eleição: votação e apuração, essa, no entanto, acontecerá na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE). Para votar, o cidadão deve se dirigir a um dos pontos de votação munido de: Título de eleitor, documento com foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trbalho ou Carteira de Estudante), e ter mais de 16 anos.
O Conselho Tutelar tem como objetivo zelar pela criança e adolescente que tenham seus direitos violados, ou que sejam vítimas de negligências, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Texto: Karla Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								