Todo mês, durante cinco dias, o Complexo do Ver-o-Peso passa por lavagem completa, ação que essa semana foi intensificada para deixar o maior cartão postal de Belém ainda mais bonito para comemorar os 400 anos da capital.
Nesta quinta-feira,7,foi dia de lavar o Mercado da Carne.Durante boa parte da tarde 20 trabalhadores da Secretaria Municipal de Saneamento capricharam na limpeza. A lavagem, que iniciou na segunda-feira,4, contempla todos os setores da feira aberta e dos mercados.
Amanhã,sexta,8, serão lavados a pedra de peixe, às 8h, e o Mercado de Peixe, a partir das 15h. “A cada dia realizamos uma etapa para que todos os setores recebam a limpeza adequadamente. Na segunda- feira, 11, encerraremos tudo com a lavagem em toda a frente do complexo”, ressaltou o fiscal da Secretaria Municipal de Saneamento, Marcos Vinicius da Silva.
Em cada espaço são utilizados cerca de 120 kg de sabão misturado com soda cáustica, 15 vassouras, cinco baldes e três containers onde é feita a mistura do sabão. Fora do período mensal de lavagem, cerca de 40 pessoas trabalham na varrição do Complexo, feita três vezes ao dia, todos os dias da semana.
Regina Silva, de 47 anos, trabalha no setor de alimentação do Mercado, disse que também ajuda a cuidar da limpeza do local. “Sempre que vamos embora deixamos tudo bem limpinho, mas é muito bom ter essa lavagem maior”, ressaltou.
Ações de limpeza também estão sendo realizadas em praças da cidade. No sábado, 9,será nas Praças da Leitura e da República, e no domingo, 10, nas Praças dos Pescadores, do Relógio, D.Pedro,até a Avenida Castilho França.
Texto: Andreza Carvalho