Relançamento do livro de Augusto Meira Filho homenageia Belém

A noite desta terça-feira, 05, foi especialmente importante para familiares e amigos do engenheiro, historiador e cronista paraense Augusto Meira Filho, que completaria 100 anos, ao mesmo tempo em que a capital paraense chega aos 400. Em comemoração, a principal obra de Augusto Meira, o livro “Evolução Histórica do Grão-Pará”, ganhou edição comemorativa em cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 06, no Atrium Quinta das Pedras Hotel.

A primeira edição de “Evolução Histórica do Grão-Pará” foi publicada em 1976, quando Augusto Meira Filho declarou seu amor pela cidade de Belém ao percorrer 200 anos de história, desde os primórdios, inspecionando a evolução urbanística da metrópole amazônica. O livro tem dez capítulos e investiga a evolução urbana da paisagem, a expansão territorial e a construção de alguns dos principais monumentos desde 1616 até 1823. A única edição estava esgotada.

No relançamento, a fila foi grande para comprar a nova edição do livro, que mantém o conteúdo da edição original na íntegra, atualizado de acordo com as normas técnicas e ortográficas e com novas imagens. A ideia da reedição do livro surgiu há cerca de quatro anos para divulgar a obra.

Para o filho do autor, o antropólogo e historiador Márcio Meira, que assumiu a coordenação editorial e organização da 2ª edição, o momento é de agradecer. “Agradeço a presença de todos, aos colaboradores e aqueles que nos apoiaram neste momento tão especial. O livro ficou lindo e estamos felizes com o resultado e com a repercussão. Conseguimos nosso objetivo, trazer o legado de nosso pai”.

A 2ª edição de “Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará” conta com participação de convidados especiais para homenagear o autor. O historiador Aldrin Moura Figueiredo fez uma introdução sobre o autor e sua obra. “Fiquei muito feliz com o convite feito pela família de Augusto Meira Filho. Ele me inspirou muito como historiador. No livro, falo sobre o aspecto memorialista do autor, da cidade e do amor que ele tinha por Belém. O resultado desse trabalho é uma dupla homenagem, a Belém e a ele”, explicou.

Outro texto em homenagem ao autor é assinado pela arquiteta Elna Trindade, admiradora do legado de Augusto Meira Filho. “Ele era muito amigo da minha família, como se fosse irmão do meu pai e quando comecei a minha vida acadêmica ele me ajudou muito, contando sobre a cidade, sobre os livros. Augusto era muito apaixonado por Belém e me contava histórias curiosas da cidade. Me sinto honrada em fazer parte deste momento”.

A segunda edição tem triagem de mil exemplares, sendo que 30% serão distribuídos para bibliotecas públicas, já que se compõe um livro-álbum que deve servir de instrumento de consulta, pesquisa cultural e educativa.

Karla Martins, prefeita de Belém em exercício, esteve presente na cerimônia e parabenizou a família de Augusto Meira Filho. “A nova edição desta obra tão importante é fixar o legado de Augusto Meira Filho e em uma época tão especial, os 400 anos da nossa cidade. Parabéns aos familiares e a todos os envolvidos”.

Texto: Priscylla Gester

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar