Chaplin é tema de espetáculo da Escola Municipal de Dança

Quando Charlie Chaplin subiu ao palco pela primeira vez, ao cinco anos de idade, para cantar a música "Jack Jones", certamente não imaginava que se tornaria o mais famoso artista da era do cinema mudo. Imortalizado no papel de Carlitos, o pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, vestido com um casaco esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu coco, uma bengala e seu marcante bigode, Chaplin continua servindo de inspiração para artista de todos os gêneros e foi a obra desse gênio que não precisava de palavras para se expressar que a Escola Municipal de Dança ( EMD) escolheu para dar vida à XXIII Mostra de Dança. O espetáculo “Chapleando”, que encerra as atividades de 2015 da EMD, será amanhã,15, e quarta-feira, 16, no Theatro da Paz, às 19h30.

Entre crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos, 320 bailarinos vão encenar as principais obras de Charlie Chaplin para o cinema como “Tempos Modernos”, “O Garoto” e “O Grande Ditador”. As histórias serão contadas através da dança moderna contemporânea, com 11 coreografias inspiradas na gestualidade de cada filme, assim como os figurinos e a trilha sonora que será original. A rotina de ensaios iniciou há 6 meses, quando os alunos da Escola Municipal de Dança foram apresentados aos filmes de Chaplin para, só depois,iniciarem os ensaios coreográficos na sala de dança da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), responsável pelo projeto da Prefeitura de Belém que existe há 23 anos e já formou dezenas de bailarinos.

Aluna da Escola Municipal de Dança há 5 anos, Maísa Pires tem grande expectativa para o espetáculo. “Eu tenho certeza que será maravilhoso, nós estamos ensaiando muito para que tudo dê certo, somos uma grande família em busca do sucesso. Ser aluna da EMD mudou a minha vida, pude me descobrir e realizar, me proporcionou amadurecimento pessoal e profissional. Eu não tinha condições financeiras para freqüentar uma escola de dança, era apenas uma criança com o sonho de ser bailarina, e com esse projeto da Prefeitura de Belém, pude realizá-lo”, ressalta a bailarina.

“A temática foi escolhida por todo o legado artístico que Charlie Chaplin nos deixou, ator, poeta, palhaço, roteirista, além de todo o legado de paz, amor, solidariedade e acolhimento que as suas mensagens transmitiram, mensagem esta que a Escola Municipal de Dança deseja enfatizar em uma troca de amor através do espetáculo. A expectativa para a estreia é grande, mas quando a cortina se abre e as luzes do teatro se apagam, o frio na barriga se transforma em uma emoção inexplicável por conta de todo o trabalho desenvolvido com as nossas crianças, adolescentes e idosos”, afirma a Coordenadora da Escola Municipal de Dança e Coordenadora do espetáculo, Elisângela Beleza.

A estreia do espetáculo, no dia 15, será para os familiares dos bailarinos, funcionários da Sejel e autoridades. Já no dia 16, o Theatro da Paz abre suas portas para alunos de escolas municipais do bairro da Pedreira, Condor e Guamá, crianças pacientes do Hospital Ophir Loyola, Projeto Social Colorindo a Vida e alunos do Programa Escola de Esportes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer. Um dos principais objetivos da Escola Municipal de Dança de Belém é alcançar o trinômio arte, cultura e educação, que proporciona o acesso aos bens culturais da cidade enquanto patrimônio público, por crianças e jovens que tem dificuldades de acesso a esse setor.

Para o Secretário Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Deivison Alves, a Prefeitura de Belém por meio de seus profissionais da Escola Municipal de Dança tem o papel fundamental de acolher os alunos para que tenham a oportunidade de praticar a dança e desfrutar de seus benefícios. "Nós acreditamos no sucesso do espetáculo de maneira disciplinar e incentivando nossos alunos, sejam eles crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou idosos. A expectativa para a XXIII Mostra de Dança Chapleando é de que seja um espetáculo maravilhoso, estamos trabalhando fortemente para isso durante todo o ano", conclui o titular da Sejel.

Texto: Gabriela Ramos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar