Os fiéis da ilha de Outeiro enfeitaram as casas e os corações, neste domingo,06, para participar com fé e devoção, do 62º Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Decoradas com balões nas cores branco, azul, amarelo e lilás, as principais vias da ilha receberam cerca de cinco mil pessoas na procissão católica que percorreu mais de cinco quilometros.
Com o tema “Maria, Mãe da eucaristia, nos convida a fazer a vontade do Pai”, o Círio começou com uma missa celebrada às 7h, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Itaiteua. Depois seguiu até a Igreja Matriz de Outeiro, onde chegou dentro do horário esperado pela organização, por volta das 10h30, quando também houve uma celebração.
Para garantir tranquilidade aos participantes da festividade, serviços de segurança, saúde e limpeza foram reforçados. Segundo a agente distrital de Outeiro, Elizete Cardozo, além do apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu, o esquema teve o reforço de 15 agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB), 20 agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e 15 homens da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sesan). “Saiu tudo dentro do esperado e tivemos uma bela procissão, que somou esforços da paróquia, da comunidade, comerciantes e prefeitura, por meio da agência distrital”, comemora a agente.
Ao longo do percurso, fiéis e comerciantes prestavam homenagens com fogos de artifícios. Outros pagavam promessa entregando água para os romeiros.
“Foi um ano de muito trabalho e envolvimento de todos para a realização de mais este Círio. Mais de 12 comunidades tiveram uma grande participação para que tudo corresse bem e a administração da ilha ajudou com o que pôde”, destacou o padre Maurício Dias, pároco da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Acompanhando a romaria.com a pequena Ana Clara vestida de anjinho em seu colo, a dona de casa Raimunda dos Santos, se emociona quando lembra o motivo da promessa que estava agradecendo. “Acreditei no poder de intercessão de Nossa Senhora e pedi a recuperação da minha netinha que teve um problema respiratório muito grave. Hoje estamos pagando a promessa por ter alcançado a graça”, afirmou dona Raimunda. Foi a mesma fé na santa imaculada que levou a empregada doméstica Eliene Aires, a pagar pelo 5º ano consecutivo a promessa de levar uma casinha na cabeça durante a procissão. “A minha fé me ajudou a conseguir construir minha casa depois de cinco anos de muita batalha”, revelou Eliene. Outra devota de Nossa Senhora da Conceição a agradecer por um sonho realizado foi a dona de casa Zaira Santos. “Graças à santa eu consegui minha casa e vim pela primeira vez, agradecer essa vitória”, explicou.
O pedreiro José Evangelista Pereira levou os netos na romaria, enquanto o pai fazia a guarda da Santa. “É muito importante encaminhar as crianças desde cedo na evangelização e na igreja. Eu trago os meus netos desde que eles eram bebês. O mais velho está com sete anos e já participa do terço dos homens na capela da Imaculada Conceição”, declarou o pedreiro.
Texto: Jaqueline Ferreira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								