A solução definitiva para os alagamentos e a melhoria da qualidade de vida são sonhos antigos na família de Carlos Silva, 51, morador do bairro do Guamá. Desde o mês de outubro, quando a Prefeitura de Belém retomou as obras de macrodrenagem no canal da Avenida Bernardo Sayão, ele acompanha diariamente os trabalhos. “O desejo em ver essa obra concluída começou com meu pai, que sempre sonhou em ver nossa comunidade limpa e organizada. Hoje, fico feliz em assistir com meus filhos as máquinas trabalhando e construindo uma nova avenida duplicada e segura, que vai garantir qualidade de vida para todos nós moradores”, comemora e diz que conta os dias para ver a via urbanizada.
“Estamos acompanhado a movimentação de cada máquina e de cada operário da prefeitura e temos certeza de que o trabalho que está sendo feito é definitivo e vai acabar com o problema de alagamentos. Será um grande beneficio viver dignamente e livre das inundações. Vai ficar muito bonito”, acredita.
As obras da prefeitura de Belém consistem na construção de um sistema de galerias de concreto armado que abrange a canalização da água da chuva com direcionamento para um único canal de descarga no rio Guamá.
A Bacia da Estrada Nova compreende integralmente os bairros do Jurunas, Cremação e Condor e parcialmente os bairros Cidade Velha, Batista Campos, Nazaré, São Brás e Guamá. No trecho da Av. Bernardo Sayão, entre a Rua Augusto Correa e Av. José Bonifácio, aproximadamente 30 mil famílias estão sendo beneficiadas diretamente pela obra de macrodrenagem. A expectativa da prefeitura é concluir esse perímetro da obra até o final de 2016.
Partindo da Av. José Bonifácio já foram instalados 140 metros de aduelas, que são blocos de concretos pré-fabricados para canalização e retificação do canal de descarga das águas da chuva. Para concluir este primeiro segmento da José Bonifácio até a Passagem São Lázaro faltam 110 metros de canal a ser executado.
Para segurança dos moradores, o trecho em obras está isolado para escavações e instalação de blocos de concreto. Por isso, uma linha de ônibus totalmente gratuita foi colocada à disposição de quem precisa se deslocar no trecho interditado. A linha circular funciona todos os dias, das 5h às 22h, e conduz os moradores desde a Passagem São Lázaro até o terminal da UFPA, passando pelo perímetro liberado da Av. Bernardo Sayão, Rua Augusto Correa e trecho inicial da Av. Perimetral.
O coordenador geral do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Canuto Brandão, explica que novas frentes de trabalho irão acelerar as obras de macrodrenagem. “Em outubro deste ano foi assinado contrato com a empresa vencedora do processo de licitação para realização de obras de macrodrenagem no trecho da Av. Bernardo Sayão, entre Mundurucus e Timbiras. Com o início da obra neste novo trecho, prevista para o mês de dezembro, serão duas frentes de trabalho no canal da Bernardo Sayão”, explica o coordenador.
Para Canuto, a ampliação dos trabalhos no canal garante maior funcionalidade no sistema de escoamento da água, eliminando alagamentos em vias importantes como Rua dos Mundurucus e Av. Conselheiro Furtado. Bairros mais distantes como São Brás e Batista Campos também serão beneficiados com a obra. “Temos diversos sistemas de drenagem interligados e que convergem todos para o canal da Av. Bernardo Sayão. Por isso há a denominação de bacia hidrográfica, que determina o ponto de recebimento dessas águas. Desta forma, o canal receptor precisa ter capacidade de captar a água e canalizar para pontos de descarga até o rio Guamá. Estamos retificando o canal e preparando sua estrutura para suportar toda essa grande demanda”, detalha.
Trechos concluídos – Desde o ano passado, moradores da Av. Bernardo Sayão, no trecho que vai da Rua Oswaldo de Caldas Brito até a Rua dos Tamoios, não enfrentam mais problemas com falta de saneamento. Os sistemas de macrodrenagem e pavimentação asfáltica foram totalmente concluídos. No perímetro foi também executada abertura de quatro faixas para o trânsito de veículos além de construção de calçadas, ciclofaixa e estacionamentos, melhorando a mobilidade dos moradores.
A Rua dos Timbiras, com cerca de 700 metros de extensão, desde a Av. Bernardo Sayão até a Travessa de Breves, recebeu serviços de macro e microdrenagem, terraplenagem, implantação de rede de água e esgoto, iluminação pública, calçadas e ciclovias sinalizadas. A pavimentação da via foi revitalizada, criando um novo espaço totalmente urbanizado para os moradores.
Texto: Lauro Lima
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								