Demonstrar o aprendizado através de apresentações culturais e exposição de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos durante o ano letivo, na região das Ilhas, é uma forma de buscar a valorização pessoal e cultural dos alunos ribeirinhos. E, para estimular o processo educacional através destas vivências, a Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) promove a segunda edição do “Sarau Cultural: Saberes das Ilhas em Foco”, que iniciou na manhã desta quinta-feira, 26, na escola municipal Milton Monte, na ilha do Combu.
Aproximadamente 650 alunos da Escola Milton Monte e seus anexos (Unidade Pedagógica São José, Nossa Senhora dos Navegantes, Combu, Nazaré e Santo Antônio) participaram de oficinas, dinâmicas, danças, além de realizarem a apresentação de trabalhos desenvolvidos em sala de aula. “Queremos proporcionar cada vez mais aos nossos alunos a troca de experiências, de forma com que ocorra o enriquecimento cultural e curricular a fim de estimular no processo de ensino-aprendizagem”, frisou a Coordenadora da Educação no Campo, Silvia Oliveira.
A aluna Sabrina Carvalho, da Up Combu, não escondia no olhar a alegria de poder compartilhar com os pais e outros alunos o livro “Histórias Inventadas”,produzido pela turma do Ciclo II, 1º ano. “Estou muito orgulhosa em poder ver minha história no livro, a cada dia eu lia e escrevia mais para que não tivesse nenhum erro”, disse a aluna.“Minha história foi sobre assombração, que é o que nossos pais contam que acontece aqui onde moro”, complementou.
Cada unidade apresentou um tema no seu stand expositivo como saneamento básico, estação de tratamento da água e reciclagem. Os alunos ainda fizeram apresentações orais de maquetes no contexto ribeirinho. Para Analice Mota,mãe das alunas Adriane e Adriene, da Up Santo Antônio, o momento foi de contemplação.“Está tudo muito lindo, eu como mãe me sinto orgulhosa em poder participar e acompanhar a evolução socioeducativa que minhas filhas têm apresentado”.
Este ano, a programação contou com o Projeto “Ciência na Ilha”, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que proporciona a troca de saberes científico-cultural entre os alunos ribeirinhos e os estudantes do Clube de Ciências.Para o coordenador do Projeto esta parceria entre PMB e UFPA possibilita novas formas de aprendizagem aos estudantes, de forma a mostrar novos caminhos que vão além da escola. “Muito me surpreendeu o conhecimento e o desempenho dos alunos aqui presentes. É importante organizar eventos positivos como este e proporcionar este contato dos alunos com os universitários para que assim possam despertar para uma realidade que está do outro lado do rio, que é a universidade”, contou João Amaro.
Durante o evento, também foi lançado o livro “Educação matemática na Amazônia ribeirinha: práticas e investigações”, pelo projeto Alfabetização Matemática na Amazônia Ribeirinha, do Grupo de Estudos e Pesquisas em educação matemática de cultura amazônica. Os livros serão disponibilizados à todas as unidades escolares das Ilhas.
O II Sarau segue até sexta-feira, 27, na Escola Milton Monte localizada na Ilha do Combu.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								