Pelo segundo ano consecutivo, uma professora de escola pública de Belém conquistou o prêmio Professores do Brasil, região Norte, do Ministério da Educação. Este ano, a contemplada foi a professora Daniele Rocha da Silva Lima, idealizadora do relato de experiência “Bebês curiosos por e pela natureza: do desejo infantil ao fortalecimento docente”. Daniele atua na turma do berçário, da Unidade de Educação Infantil 1º de dezembro, vinculada à Prefeitura de Belém. A professora e a coordenadora da UEI, Maria de Jesus Aquime, viajam no dia 1º de dezembro para Brasília para receberem o prêmio e fazer uma palestra sobre o tema.
“Tudo começou quando percebi que os bebês ficavam olhando as outras crianças mais velhas brincarem no jardim da unidade. O desejo era tanto que eles interagiam de dentro do ambiente que estavam, mas de maneira muito tímida. Então decidi levá-los para a área externa, mas já com uma proposta de trabalho estruturada, e não apenas ir por ir”, lembrou a professora, Doutora em Educação Ciências e Matemática, pelo Programa de pós graduação em matemática científica e há 15 anos funcionária da Rede Municipal de Ensino.
O movimento narrativo foi realizado no ano de 2014, com crianças entre seis meses a um ano de idade, e desenvolvido em várias etapas, tendo sempre a parceria da família dos atendidos e a partir desta união houve a conscientização dos pais quanto a importância da natureza para o crescimento saudável das crianças. Foi feita, então,a revitalização do jardim da unidade e a confecção de instrumentos, como regadores e vasos, por exemplo, utilizando materiais recicláveis, chocalhos de sementes e pau de chuva, entre outros. Para dar sequência ao movimento, neste ano as ações continuaram com a visita dos alunos e familiares ao bosque Rodrigues Alves, com contação de histórias e brincadeiras. “Foi uma experiência nova e sensacional. Às vezes a gente peca por pensar que os bebês não aprendem e eles aprendem muito, foi o que aconteceu com eles na Uei. O que ele aprende lá, como molhar as plantinhas, ele queria reproduzir em casa também”, relatou Margarida do Espírito Santo de Jesus, avó do Wilson Rodrigo Pinto de Almeida, que participou da ação.
As ações possibilitaram aos alunos terem contato com pequenos animais, como borboleta, formigas e peixes ornamentais, regar plantas e aprender o que é reciclar. Para a professora vencedora, esta é a fase da vida que mais requer atenção. “A educação infantil é o nível de ensino mais importante da formação humana. E, trabalhar com bebês requer dedicação e compromisso, não só amor. É importante haver sempre a formação”. Sobre os avanços obtidos no desenvolvimento dos alunos, de acordo com Daniele Lima, foi possível perceber a autonomia e o crescimento na interação dos alunos. Para o pequeno André Dasmaceno, a ida ao jardim é sempre cheia de novas descobertas. “No jardim tem borboleta, tem formiga, tem muitas coisas”, conta.
De acordo com Daniele Lima, o fator determinante para o trabalho ser selecionado foi o relato ter surgido a partir das necessidades dos alunos. “O nosso papel como professor é ampliar as experiências dos alunos e estas experiências têm que ser de qualidade. Temos que ouvir as crianças, mesmo sendo elas bebês. As atividades não podem ser de qualquer jeito, e sim com qualidade. E para isto, o profissional precisa se conscientizar de que é importante buscar a qualificação”, explicou.
Apesar do trabalho ser construído por Daniele, as professoras Fernanda Dias Santos de Sena e Káren Soares Xavier foram coautoras e os demais funcionários da UEI também contribuíram para o desenvolvimento das atividades, dentro de suas funções. A coordenadora da UEI justifica a integração de todos os funcionários da unidade para o sucesso das ações. “Tudo começa com a presença do gestor na unidade e no diálogo dos profissionais. Dentro do possível procuro dar todo o apoio possível para a realização das ações. Acredito que essas iniciativas é que abrilhantam o nosso trabalho e nos dá o reconhecimento”, afirmou Maria de Jesus Aquino.
Professores do Brasil 2014
No ano passado, a professora Diana Lemes, da escola municipal Walter Leite Caminha conquistou o mesmo prêmio com o projeto “Educação para o trânsito, a vida pede passagem: o Benguí antes e depois da Avenida Independência/Centenário”, desenvolvido com alunos do Ciclo II (4º e 5º ano).
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, juntamente com instituições parceiras. Criado em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras.
Texto: Aline Saavedra
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								