Sesma qualifica servidores para tratamento de feridas e lesões

Cerca de 200 servidores da rede de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde participaram de curso de qualificação para tratamento de lesões e feridas, realizado em parceria com a Escola de Gestão Pública, com o propósito de preparar as equipes para diagnóstico e tratamento de feridas com o arsenal terapêutico disponível no município.

Para o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma, Ivison Carvalho, a qualificação é um investimento permanentemente nos profissionais para que estes possam fazer o uso racional dos produtos e para que o resultado seja melhor para o usuário. “Montamos um padrão para tratamento de lesões com o que há de mais moderno no mercado, são curativos biológicos e coberturas que promovem mais conforto e segurança ao tratamento de feridas, diminuindo a frequência de trocas, o desconforto do paciente e otimizando a evolução da cicatrização. Este padrão de curativo reflete o compromisso que esta gestão tem com a busca pela excelência. Os novos servidores têm que estar capacitados para trabalhar com as novas tecnologias e dar o melhor para os nossos usuários”, afirmou.

O curso foi ministrado pela enfermeira e estomaterapeuta Rosângela Nahim, para profissionais do Hospitais de Pronto-socorros Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira, Unidade de Pronto-atendimento de Icoaraci, Hospital Geral de Mosqueiro, Equipes do programa Melhor em Casa e Departamento de Recursos Materiais da Sesma.

A profissional abordou os diversos tipos de feridas e lesões, desde a origem até o processo de cicatrização. “Existe feridas que exigem mais da equipe, do paciente e do serviço de saúde e possuem maior risco de infecção, por isso é muito que importante que os profissionais compreendam a fisiologia normal da cicatrização para entenderem os desvios nesse processo”, explicou aos presentes.

Ela também mostrou a importância da avaliação do paciente com feridas por um nutricionista e de como o tratamento leva esperança para quem está em tratamento. “E essa esperança está em nossas mãos. Precisamos ver que a lesão é de uma pessoa, que tem as suas necessidade e precisa desta atenção”, frisou.

Atenta a todas as informações, a enfermeira do Hospital de Pronto-socorro Mário Pinotti, Antonia Pinto, destacou a importância do curso para o seu dia-a-dia de trabalho. “Essa atualização é muito importante para que a gente se atualize sobre as inovações e técnicas de cicatrização para aplicar no nosso trabalho junto aos nosso pacientes”, disse.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar