Aluna de Mosqueiro vence prêmio nacional “Descobrindo a Amazônia”

A aluna do 8º ano da Escola Municipal Donatila Lopes, Jussara Gabriele Moura Pereira, está entre os 18 vencedores do Prêmio Nacional “Descobrindo a Amazônia”, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA). A adolescente de 14 anos se destacou com um vídeo sobre o rio Murubira e sua importância para a comunidade de Mosqueiro, onde mora. Jussara foi contemplada com uma viagem-prêmio para Manaus e Brasília, acompanhada da professora orientadora e dos demais vencedores, no período de 6 a 12 de dezembro.

O principal objetivo do concurso é abordar, nas escolas públicas de todo o país, a relevância, riqueza e peculiaridades da maior floresta tropical do mundo. Para concorrer, alunos do 6º ao 9º ano, dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, São Paulo e Tocantins, produziram e enviaram vídeos de até três minutos com o tema “Água: conexão entre povos e cooperação regional para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

“Eu quis mostrar a importância do rio Murubira para a comunidade do Mosqueiro, já que é nele que a gente tira o nosso sustento, que as pessoas pescam, vão de um lugar para o outro e é também a nossa opção de lazer. Mostrar para todo mundo que, apesar de sermos uma comunidade muito humilde, somos muito felizes com o que temos”, explicou a aluna.

Na escola Donatila Lopes foram realizadas atividades e debates em sala de aula sobre a região amazônica, com a participação dos professores de geografia, história e informática para orientar os estudantes sobre o tema. Após a conclusão do trabalho pedagógico, os alunos produziram os vídeos inscritos no concurso.

Márcia Mescouto, professora de informática, comemora a experiência. “Eu estou muito orgulhosa e feliz. Os outros vídeos eram muito produzidos e o nosso foi singelo. Mas, o fato do nosso vídeo ser espontâneo, dos alunos falarem da sua realidade e por isso terem propriedade, da intimidade que eles têm como rio foi para mim o fator determinante para a nossa classificação. Foi bem verdadeiro”, relatou a professora que acompanhará a aluna durante a viagem.

Cerca de 90% dos alunos da escola Donatila Lopes, das séries participantes, enviaram vídeos para o concurso. De acordo com os professores, ter uma vencedora se tornou um incentivo a mais para os estudantes. “Agora todos os alunos querem participar de concursos e concorrer a prêmios. Eles viram que todos são capazes e isso é um estímulo muito grande para o aprendizado”, comemorou Márcia Mescouto.

Sobre o Concurso

O concurso é uma realização da Agência Nacional de Águas (ANA) com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, dentro do Projeto de Promoção da Consciência Ambiental sobre Recursos Hídricos da Amazônia. São parceiros da ação o Ministério das Relações Exteriores; a Organização de Estados ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura; Ministério da Educação; Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Ministério do Meio Ambiente; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI); Superintendência da Zona Franca de Manaus; as secretarias municipais e estaduais de Educação e a Fundação Amazonas Sustentável.

Confira aqui o vídeo vencedor do Prêmio Nacional “Descobrindo a Amazônia” https://www.youtube.com/watch?v=pCK9ly1PvFQ

Texto: Aline Saavedra

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar