Prevenção da violência nas escolas é tema em Fórum de Educação Física

Levando em consideração os índices de violência e o papel de agente transformador do professor, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convidou os professores de Educação Física a debater sobre o tema “As Práticas Corporais na Prevenção da Violência no Espaço Escolar”. A discursão acontece durante o V Fórum Municipal de Educação Física Escolar, que iniciou na manhã desta quarta-feira, 18.

Para o professor da Escola Municipal Nestor Nonato, Jean Machado, o evento aponta diretrizes para o educador. “Aqui temos a oportunidade de debater ideais, discutir autores, fazer criticas e procurar alternativas, entendendo de que forma a gente se relaciona entre o nosso microcampo de atuação e a sociedade. Nós, professores, temos que saber a nossa posição, não podemos subestimar o nosso papel transformador e nem achar que nada tem jeito”, comentou.

Durante a cerimônia de abertura, a secretária municipal de Educação ressaltou o papel do educador na busca pela paz nas escolas. “Os professores de educação física são os catalizadores da presença das crianças nas escolas e também se tornam referência para os pais. Em suas aulas, levam as técnicas, aumentam de desejo do aluno pelo esporte e estimulam o crescimento da auto-estima de cada um por isso a sua participação neste encontro é fundamental. Com este fórum pretendemos promover a integração, o amor e a paz”, enfatizou.

O primeiro dia de programação contou com a conferência de abertura, abordando o tema: “As violências e o Espaço Escolar: conceitos, causas e efeitos”, seguido de uma plenária. Durante a tarde, uma Mesa Redonda vai debater o tema “Panorama de práticas corporais preventivas existentes no espaço escolar”.

Professora da rede municipal de ensino há 19 anos, Silvina Oliveira acredita que buscar novos conhecimentos é essencial para melhor desenvolver atividades com os alunos. “Eu acho que a vida é um eterno aprendizado, por isso faço questão de participar de todos os eventos. Busco colocar em prática todos os ensinamentos que recebemos em nossas formações e demais encontros. Dessa forma, acredito estar melhorando a educação dos meus alunos, contribuindo na formação de verdadeiros cidadãos, mais comprometidos com bem da sociedade”, finalizou.

O Fórum é aberto ao público e segue até sexta-feira, 20, no Auditório do Campus III, da Universidade do Estado do Pará, localizado na Av. João Paulo II, 817.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar