Prefeitura e Estado levam ações de cidadania ao bairro do Mangueirão

Flávio Souza Matos, de 14 anos, costuma acordar cedo aos finais de semana para aproveitar o tempo de folga dos estudos e praticar o que mais gosta: jogar bola. Porém, a manhã deste sábado, 07, foi diferente. O estudante aproveitou o dia para retirar seus primeiros documentos em ação realizada pela Prefeitura de Belém, em parceria com o Governo do Estado por meio do Pro Paz, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maestro Waldemar Henrique, localizada na rodovia Transmangueirão. No local, diversos serviços de cidadania foram oferecidos à população, entre eles a retirada do Passe Fácil estudantil, a meia passagem de ônibus.

“Eu e minha mãe chegamos bem cedo aqui na escola para logo sermos atendidos”, contou o jovem. “Hoje não vai dar para jogar bola, mas vou poder retirar os documentos que estava precisando. A bola fica para amanhã”, continuou sob os olhares orgulhosos da mãe Flávia Souza. “Ainda não tinha tido tempo para levá-lo para retirar a meia passagem e essa ação foi uma ótima oportunidade oferecida pela Prefeitura de Belém”, completou a mãe de Flávio.

Mais de 1000 pessoas foram contempladas com os serviços gratuitos ofertados, que vão desde a emissão de documentos como carteira de trabalho e identidade, certidão de nascimento, atendimento médico, orientação jurídica e o cadastro e encaminhamento para o programa social Bolsa Família.

A aposentada Elaine Cibelle da Silva, moradora do bairro do Benguí, procurou a ação para a retirada da segunda via de sua carteira de identidade. “A minha já estava muito antiga. Em alguns lugares o documento já nem era mais aceito por estar muito velho e até rasgado”, disse a aposentada, que chegou ainda quando os portões estavam fechados, para poder aproveitar os outros serviços que estavam sendo oferecidos. “Preciso de algumas orientações jurídicas também e saber mais informações sobre o cadastro do Bolsa Família. Por isso cheguei cedo. Quero poder fazer tudo logo hoje”, finalizou sorridente e apressada para seguir com os atendimentos.

Em uma sala logo ao lado da retirada de documentos, Paulo da Silva, agente de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde (Sesma), explicava para homens e mulheres a importância no combate à proliferação do vetor Aedes Aegypti, transmissor das endemias dengue, chikungunya e zika. Bastante atentos, todos que estavam na fila para o atendimento médico ouviam as orientações. “Nosso foco é alertar as pessoas dos agraves dessas doenças”, disse Paulo. “Garantir que esse público possa, também, compartilhar estas informações e nos ajudar no combate ao vírus é o nosso principal objetivo neste evento”, disse.

“Ações como esta são de extrema importância para toda a comunidade, pois é uma oportunidade delas receberem diversos serviços e orientações em um só lugar. E, no sábado, que é um dia de folga para a maioria das pessoas que trabalham durante a semana e não tem tempo, por exemplo, de cuidar da documentação ou mesmo de receber informações sobre saúde e direitos”, observou Martha Seixas Falcoski, diretora do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM).

A programação incluiu, ainda, atividades para as crianças levadas pelos pais, como pintura de desenhos educativos e pintura facial, desenvolvidos através do Brinca Belém, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e orientações sobre o meio ambiente com a presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar