Alunos ribeirinhos participam de VI Jogos das Ilhas sul

A prefeitura de Belém deu início, nesta quinta-feira, 05, a sexta edição dos jogos das ilhas sul, que este ano aborda o tema “Água: fonte de vida, saúde, sustento e sobrevivência do nosso povo”. Os jogos são realizados por meio da secretaria municipal de Educação (Semec) e envolvem mais de 500 alunos das Unidades Pedagógicas do Combu, Santo Antônio, São José, Nazaré, Navegantes, além da Escola Milton Monte.

A abertura dos jogos aconteceu na Unidade pedagógica localizada na ilha do Combu, na qual foram realizadas provas que resgatam e valorizam a cultura ribeirinha, como subida ao açaizeiro, corrida com cavalo feito da folha da palha do açaizeiro, canoagem, debulhação de açaí e natação. Entretanto, as modalidades esportivas tradicionais, como futebol, corrida, queimada, xadrez e dama, também fizeram parte do evento.

Entre as atrações que marcaram o início das atividades estiveram às apresentações da escola Milton Monte, com a dança “Nascer das Águas” e do grupo folclórico Pirão de Açaí, que apresentou a música “Vida de Ribeirinho”. O evento reuniu além dos estudantes, a comunidade da ilha.

Edileuza Barboza, mãe de duas alunas da rede municipal, comemorou a participação das filhas na abertura do VI jogos das ilhas, que já virou uma tradição na localidade. “Para mim é maravilhoso. O que eu não tive, minhas filhas estão tendo. Eu fico emocionada quando elas chegam em casa felizes contando o que fizeram. Nós, pais, acabamos participando também”, declarou.

Após a abertura, os alunos da educação infantil e do ensino fundamental do Ciclo I e Ciclo II disputaram as provas. Para Iago Siqueira, de 9 anos, que sempre ajudou o pai a subir em açaizeiros, para vender o fruto em Belém, a prova da subida ao açaizeiro foi fácil de vencer. “Eu subo no açaizeiro desde os 4 anos de idade. Eu gosto muito de subir em árvore, foi fácil”, afirmou.

A diretora de ensino da Semec, Socorro Aquino, ressaltou a importância da realização dos jogos para a integração dos alunos de todas as unidades de ensino da ilha sul. “A realização dos jogos já é um momento rico para a área pedagógica e para a educação física, pois reúne várias unidades, se tornando um momento ímpar para o aprendizado, troca de cultura e de conhecimento”, declarou a diretora no primeiro dia da competição.

Nesta sexta-feira, 6, as disputas continuarão em cada unidade de ensino, os alunos participarão de jogos de futebol, cabo de guerra, queimada, peteca, dama, corridas, subida no açaizeiro, natação, canoagem, dominó, tênis de mesa e xadrez.

Texto: Aline Saavedra

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar