Ação lembra dia mundial de lavagem das mãos

Na semana do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, a Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti e Hospital Samaritano realizou ações para intensificar o trabalho de educação continuada dentro dos hospitais, que já é realizado diariamente para prevenir doenças infectocontagiosas.

A comissão promoveu palestras em todos os setores dos hospitais. Um dos objetivos da ação era lembrar aos servidores a importância da lavagem das mãos antes e depois de cada procedimento.

“O foco dessas ações é fazer com que, além do servidor, o acompanhante e paciente do hospital entendam a importância de lavar as mãos. Com 70 leitos clínicos no Mário Pinotti, mais 10 de CTI, além do leito de hemodiálise, a gente se preocupa muito com possíveis infecções. As áreas de UTI são consideradas áreas críticas e precisam ser sempre lembradas da importância da higienização das mãos, que é o padrão ouro no controle de infecção hospitalar”, explicou a infectologista Gerusa Ninos.

No hospital Samaritano, a CCIH realizou pela primeira vez a campanha para todos os servidores e usuários. De acordo com a gerente da clínica cirúrgica do hospital, Irá Pinheiro, a aceitação dos servidores é grande quando o assunto envolve educação in loco.

“A técnica vem ao hospital semanalmente, e a médica realiza a visita e avaliação dos pacientes sempre que solicitado. Hoje, eles vieram para o Samaritano reforçar um trabalho que eles já realizam aqui dentro, dando todo o suporte e toda a orientação técnica”, explicou a gerente.

Para o titular da secretaria municipal de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo, as campanhas de conscientização são sempre acolhidas pelos servidores dos hospitais do município. “Essas campanhas são bem acolhidas por todo o corpo clínico. A infectologista sempre alerta que, seja com água e sabão ou com álcool 70%, a gente previne com que essas bactérias fiquem colonizadas na nossa pele, e esse tipo de alerta diminui e muito os casos de infecções dentro dos nossos hospitais”, frisou o secretário.

Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar