Os alimentos regionais tradicionalmente conhecidos pelos paraenses e expostos na maior feira ao ar livre da América Latina, o Ver-o-Peso, vão integrar ainda este mês o projeto Belém do Sabor, que vai beneficiar trinta feirantes que comercializam esses produtos nos boxes da feira.
A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) realizou na tarde desta quarta feira, 14, mais uma etapa de capacitação com o grupo de feirantes que serão contemplados inicialmente com o projeto.
Durante o encontro foram apresentados aos participantes cada alimento que faz parte do projeto e as orientações de segurança alimentar e nutricional quanto à manipulação de cada produto, além do aplicativo Ver-Belém com a utilização de QR codes, através dos quais a população, com o uso da câmera do celular, poderá acessar virtualmente as informações das placas e algumas sugestões de receitas feitas com os alimentos. Para isso, uma rede de transmissão wi-fi, que está sendo instalada pela Companhia de Tecnologia da Informática de Belém (Cinbesa), ficará disponível para o acesso livre à internet.
A feirante Sheila dos Santos da Silva, 38 anos, trabalha com um importante nutriente para a saúde do sistema cardiovascular, a castanha do Pará, e diz que não sabia das diversas propriedades que ela possui.“Trabalho no Ver-o-Peso desde garota, posso dizer que cresci já aprendendo técnicas de como manusear a castanha. A nossa profissão exige um conhecimento mais especifico do produto que estamos vendendo, dessa forma o turista e a população em geral, vão consumir mais e aumentar a nossa renda familiar. E com a capacitação, estamos tendo a oportunidade de mostrar a qualidade do nosso produto para que ele se torne mais atrativo ao visitante”, ressalta a feirante.
Segundo a nutricionista da Copsan, Luciana de Aquino, o projeto tem a finalidade de incentivar a valorização e o maior consumo dos alimentos regionais. “A intenção do nosso trabalho é orientar os feirantes que trabalham com os produtos regionais, a conhecerem a rica variedade alimentar da nossa região, com produtos que possuem alto valor nutricional e proporcionam saúde e melhor qualidade de vida para a população paraense e para os que visitam a nossa cidade”, explica Luciana.
A capacitação foi realizada no Mercado Municipal de Carnes Francisco Bolonha, que faz parte do complexo Ver-o-Peso, localizado no Boulevard Castilhos França s/n.
Texto: Roberta Gelak