Transformar o esporte em produto turístico da região é um dos objetivos da exposição videofotográfica Surf em Água Doce, aberta na noite desta quarta-feira, 07, na Sala Antonieta Santos Feio, do Museu de Arte de Belém (Mabe). A mostra reúne obras de diversos fotógrafos paraenses que se dedicaram a registrar os melhores ângulos de competições de surf na Pororoca e grandes momentos de sessões de surf em Mosqueiro.
Os registros são dos fotógrafos paraenses Jader Paes, Denis Sarmanho e Jeremy Dias; e também do fotógrafo carioca Rick Werneck, que tem grande experiência em fazer fotos dentro da água e trazem fotografias e vídeos da pororoca do Brasil, da França, da China e da Indonésia.
Para o curador, Noélio Sobrinho, a mostra vai ajudar a divulgar e difundir modalidades radicais praticadas na água como surf, kitesurf, stund-up e bodyboard, que já viraram uma febre em praias da ilha de Mosqueiro.
“Seguindo a mesma dinâmica do Surf na pororoca, estamos com vários projetos para tornar os esportes de água doce reconhecidos. A mostra de fotografias, já serve de incentivo para os turistas que passarem por aqui e para o nosso povo”, disse Noélio.
A exposição foi dividida em dois espaços. O primeiro é dedicado aos registros feitos na Pororoca. No segundo, o foco são as sessões e campeonatos de surf de Mosqueiro. A programação entusiasmou o estudante de direito, Arthur Medeiros, que se disse admirador de esportes aquáticos. “É muito bonito de se ver, saber que existem representantes da modalidade em nosso estado. É muito confortante, por se tratar de um esporte em crescimento”, acrescentou o jovem.
O administrador Paulo Vieira também foi conferir a mostra e contou que começou a surfar recentemente. Para ele, a divulgação do esporte é muito importante para o crescimento de uma cultura. “Vemos aí, diversos esportes radicais crescendo muito, por conta da divulgação dos atletas. Eu, por exemplo, comecei a surfar porque meu amigo estava tendo aulas e me incentivou a fazer o mesmo e hoje estou apaixonado”, conclui Paulo.
Serviço: Exposição “Surf em água doce”. De 7 a 30 de outubro, na sala Antonieta Santos Feio, no Museu de Arte de Belém (Mabe), localizado no Palácio Antonio Lemos (Prefeitura de Belém). Abertura no dia 7, às 19 horas. Visitação de terça a sexta, de 10h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados no horário de 9h às 13h.
Texto: Hugo Figueiredo