Guarda Municipal terá todo o efetivo atuando na segurança da população durante o Círio

O planejamento operacional da Guarda Municipal de Belém (GMB) para o Círio de 2015 disponibiliza o efetivo de 1.100 homens para atuação, em parceria com os demais órgãos de segurança pública, nas ações preventivas e de combate à criminalidade durante toda a quadra Nazarena.

Os percursos das procissões serão cobertos com apoio da GMB que terá homens distribuídos estrategicamente no trajeto das romarias para garantir a tranquilidade e segurança da população nos eventos.

As ações vão ter início na sexta-feira, 09, no traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua, quando a GMB vai atuar com 30 homens da Rondac e 20 guardas operacionais. Além disso, o efetivo que atua na Praça Santuário será reforçado com incremento de 15 para 20 guardas em escala de revezamento.

No sábado, a Guarda Municipal vai atuar com efetivo de 240 guardas, iniciando com a Romaria Rodoviária de Ananindeua para Icoaraci com a participação de 50 guardas. Já em Icoaraci outros 50 homens vão garantir a segurança na missa da Procissão Fluvial. Em Belém, mais 50 guardas vão acompanhar a Moto Romaria e 40 darão apoio durante o arrastão do Pavulagem.

Pela parte da tarde, serão 200 guardas na Trasladação, distribuídos em todo percurso do colégio Gentil Bittencourt até a Igreja da Sé. Já no Domingo, a Guarda estará com 130 homens distribuídos nas transversais que fazem parte do percurso do Círio e mais 150 distribuídos em pontos estratégicos por onde passa a procissão, além de 40 homens atuando na segurança de quem vai na corda.

O inspetor Geral da GMB, Fernando Queiroz, destaca que se faz necessário uso de todo efetivo para tranquilidade e segurança dos participantes. "São milhões de pessoas que participam da maior procissão religiosa do mundo, o Círio de Nazaré. Este um momento em que a união de esforços faz a diferença e queremos fazer deste Círio um momento fé, união, paz, reflexão e segurança”.

Fernando Queiroz recomenda aos romeiros medidas preventivas de segurança como evitar usar objetos que chamem atenção, principalmente celular e joias chamativas, e que, em qualquer situação, de risco não reagir e procurar um agente de segurança pública.

Texto: Lucelia Fernandes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar