A semana começou animada e cheia de novos aprendizados para os alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes participaram de uma ação especial de cuidados com a saúde promovida pelo Programa Forças no Esporte – Profesp Marinha. Na programação houve palestras sobre escovação dentária, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e de primeiros socorros, além de brincadeiras educativas.
A ação foi realizada na manhã desta terça feira, 6, na estação de rádio da Marinha, localizada na Avenida Augusto Montenegro. No total, 40 alunos, entre 8 e 13 anos, das Escolas Municipais Avertano Rocha, de Icoaraci, e Paulo Freire, do Tenoné, participaram das atividades.
Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com apoio dos Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Profesp Marinha é fruto de uma parceria entre o comando da Marinha e a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O objetivo é a democratização do acesso à prática de esportes, além da promoção do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.
Através de dinâmicas e conversas psicológicas foram demonstrados exemplos práticos de situações do cotidiano como, por exemplo, o bullying nas escolas. Palestras explicativas também foram ministradas sobre o assunto para os alunos que não escondiam a atenção e o interesse em descobrir métodos de como viver melhor socialmente e evitar situações de abuso psicológico ou verbal.
“Tudo o que foi visto teve importância para mim, mas o que mais me chamou atenção foi sobre o bullying porque percebi que muitas vezes cometemos e nem sabemos, como é o caso das brincadeiras de mau gosto que acabam deixando nossos colegas tristes e prejudicados. Agora, depois de tudo o que aprendi, vou procurar integrar todos os meus amigos e até evitar certos apelidos”, disse a aluna da Escola Municipal Avertano Rocha, Sara Corrêa.
No campo de futebol parte dos alunos participavam do minicircuito para trabalhar a agilidade, lateralidade, coordenação motora e a prática do trabalho em equipe. Em outro espaço, eram pontuados assuntos de diagnósticos e prevenções de doenças como hepatite e dengue.
O aluno Ademilson Furtado, 14 anos, da Escola Municipal Avertano Rocha, não conteve a ansiedade em realizar seus exames. "Para mim é uma oportunidade única participar de tudo aqui, eu nunca fiz exames de sangue, pois minha mãe não tem tempo de me levar”, declarou o estudante.
As atividades organizadas e desenvolvidas pelo Projeto têm contribuído para o desenvolvimento escolar, social e familiar dos estudantes da rede, e para o Comandante Anderson Melo, da Estação de Rádio da Marinha, esta parceria com a Prefeitura tem gerado satisfação desde o aluno até os pais. “Todos os alunos saem daqui com novas vivências e aprendem o respeito mútuo, disciplina, o trabalho em equipe, e acabam adotando novos comportamentos através das nossas aulas cívicas”, pontuou o Comandante Anderson Melo. “ È gratificante ver os relatos positivos, fruto de uma parceria que só tende a proporcionar melhorias não só comportamentais, mais na saúde também para aqueles que muitas vezes não têm esta oportunidade”, finalizou.
Atuaram na ação estudantes de Biomedicina, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física da Escola Superior da Amazônia (Esamaz), que integram o projeto Biomedicina na Comunidade, parceiro do Profesp Marinha.
Para a universitária e coordenadora do Biomedicina na Comunidade, Tatiana Cunha, o trabalho realizado é recompensador. “É imensurável o prazer de estar ajudando crianças com um futuro promissor, sem dúvida é uma grande atuação da Prefeitura de Belém, pois assim garante o futuro de muitas crianças com bom acesso à educação, cultura e saúde”, frisou.
Parceria
A Marinha firmou ainda uma parceria com o Exército Brasileiro, que desenvolve também em Belém ações com alunos da rede municipal, por meio do Profesp Exército. Pela parceria, sessenta alunos das Escolas João Carlos Batista, Florestan Fernandez e Theódor Badotti, atendidos pelo Profesp Exército, vão receber serviços de vacinação, exames laboratoriais, consultas fisioterápicas e psicológicas. A ação será na próxima quinta-feira, 8, na estação de rádio da Marinha.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								