Hospital de Campanha vai reforçar atendimentos durante festividade

O Ministério da Saúde confirmou o Hospital de Campanha da força nacional do SUS para reforçar a estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) que já previa sete postos de pronto-atendimento durante a Trasladação e oito postos durante a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, além do reforço de pessoal e estrutura no HPSM Humberto Maradei e nas 11 Unidades de Saúde com Atendimento de Urgência e Emergência 24h e UPA de Icoaraci.

O Hospital de Campanha somará 04 tendas de atendimento de urgência com macas de observação, sendo 02 leitos de sala vermelha, no período de 08 a 13 de outubro em local a ser definido pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o diretor do departamento de urgência e emergência do município, Ivison Carvalho, a estrutura deve garantir atendimento 24 horas. “O posto vai servir apenas para o primeiro atendimento de urgência e observação de até no máximo 24 horas. Os casos que demandem internação na rede própria e/ou conveniada serão cadastrados e encaminhados diretamente para os hospitais da rede”, pontuou.

Ainda de acordo com o diretor trata-se de uma parceria tripartite, com responsabilidades e custeio compartilhados, cabendo a prefeitura limpeza, segurança, apoio administrativo e equipamentos, além de metade da equipe técnica que atuará em turnos de 24 horas nestes dias. “Nesta segunda virá um representante do ministério para tratar de demais detalhes. O custo com pessoal que ficará de plantão será divido com a Sespa”.

De acordo com o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, o hospital de campanha vai realizar o primeiro atendimento e encaminhar para o pronto-socorro do Guamá e a rede de urgência quem precisar de atendimento hospitalar. “Esta ação conjunta com o Ministério e Sespa será para reforçar tudo o que já estamos preparando para a Trasladação e Círio com os pontos de atendimento localizados no Clube do Remo, Codem, Casa da Linguagem, estacionamento do banco Bradesco, Posto dos Correios, Mercado de Carne e Arquidiocese. No Círio, além dos locais citados, haverá também um posto no estacionamento do Restaurante Avenida. Todos contarão com equipes médicas e de enfermagem”, frisou.

Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar