Conhecida como cidade das mangueiras, Belém abriga cerca de 120 mil árvores- incluindo os distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. E para continuar recebendo esse título, nesta segunda-feira, 21, Dia da Árvore, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou o plantio de seis mangueiras na Praça Dorothy Stang, localizada na Avenida Senador Lemos, próximo à Avenida Pedro Álvares Cabral.
Os alunos do pólo Propaz Sacramenta participaram do plantio e elogiaram a ação. “O plantio dessas árvores aqui é bom, pois beneficia tanto a gente quanto a natureza. Fico pensando quando essa árvore crescer, que ela vai dar sombra. Eu todos os dias venho brincar aqui na praça, mas quando ela tiver grande vou poder aproveitar a sombra”, declara Victor Nascimento, de 12 anos.
A coordenadora do pólo, Lucilene Tavares, também esteve presente e incentivou os alunos durante o plantio. “Isso é muito importante pra eles, pra criar uma consciência. A gente tem essas crianças aqui, dando oportunidade com atividade física, e a Semma agora oportunizou eles participarem do plantio. Aqui é próximo do local onde eles moram então isso faz parte da vida deles”, disse.
No decorrer da semana a Praça Dom Pedro II, a Travessa do Chaco, entre as Avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, e a Avenida Marechal Hermes, no trecho entre as Avenidas Visconde de Souza Franco e Presidente Vargas, também receberão plantio de árvores.
O plantio das mangueiras foi acompanhado pela equipe técnica e operacional da Semma. “Nossa equipe esteve aqui e viu a satisfação desses alunos durante o plantio. É importante que todos tenham consciência e cuidado com as árvores da nossa cidade”, afirma Rosicléia Sales, chefe da Divisão de Arborização de Logradouros Públicos da Semma.
O titular da Semma, Deryck Martins, destacou o trabalho de manutenção das árvores. “A Prefeitura de Belém realiza um trabalho permanente de manutenção dessas árvores, com podas preventivas, retirada de ervas de passarinho, manutenção de uma forma geral, bem como o monitoramento para evitar possíveis acidentes. Durante a vistoria a equipe técnica da Semma analisa o vegetal, caso ele apresente risco de queda, imediatamente retiramos e, quando possível, planta outra árvore no local”.
Deryck Martins falou ainda sobre a importância das árvores para a cidade. “A programação tem como objetivo mostrar para a população a importância de a sociedade preservar essas árvores, que traz benefícios para todos. Entre os benefícios estão a diminuição da sensação térmica, sombra, é um refugio da fauna, bem como manter a cidade mais bonita. E a população pode ajudar não colocando cimento na raiz das árvores, não fazendo podas indevidas, além de não retirá-las sem a autorização do poder público”.
Programação
Nesta terça-feira, 22, em uma das principais áreas de conservação da capital, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia, a programação será realizada entre 9h e 10h, com trilhas monitoradas e atividades recreativas. Durante as trilhas monitoradas o público poderá ainda participar do plantio de mudas de árvores de espécies nativas. Cerca de 230 crianças de escolas públicas e particulares participarão das atividades no Bosque.
Texto: Ana Paula Azevedo