Grávida do quarto filho, Cláudia Belo, 32 anos, está na expectativa do primeiro menino. Depois de três experiências na Unidade Municipal de Saúde da Providência, ela destaca que está muito satisfeita com o atendimento oferecido pela Prefeitura de Belém na rede municipal de saúde. “Está sendo a minha melhor experiência de pré-natal em relação a todos que já fiz. O serviço melhorou muito e estou tendo uma gravidez muito boa, revivendo todas as emoções com tranquilidade”, disse.
Nesta sexta-feira, 11, Cláudia se juntou a outras futuras mamães que participaram do primeiro encontro do grupo “Mamãe Coruja”, criado pela fisioterapeuta Natália Santos e a psicóloga Renata Lobato, servidoras da UMS, com o objetivo de promover a integração da educação e saúde com as gestantes cadastradas na unidade. “Estamos fortalecendo e ampliando o atendimento a essas grávidas para tratar de temas relevantes nesta fase de muitas modificações. Para isso, chamaremos outros profissionais para também contribuírem com os temas dentro das suas especialidades”, explicou Natália Santos.
Já a psicóloga Renata Lobato ressalta que as atividades do grupo estão voltadas para o controle da ansiedade das grávidas, prevenção da depressão pós-parto e, sobretudo, apoio à gestante. “Nós iremos abordar os direitos dessa grávida, realizar sessões de alongamento e relaxamento e esclarecer dúvidas dessas futuras mães. Para isso, a participação da família também é fundamental”, garantiu a profissional.
No encontro de abertura, acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará abordaram os temas Cuidado com as mamas, Amamentação, Vacinação para grávidas e recém-nascidos e Exames do bebê ao nascer.
Para Kerlen Pina, 28 anos, que está no 5º mês e à espera de um menino, a experiência no grupo foi muito diferente e de grande aprendizado. “Está sendo totalmente diferente da minha primeira gravidez, quando fiz o pré-natal em outro local e não tínhamos todas essas orientações que temos aqui. A equipe está de parabéns”, destacou.
Os encontros do grupo “Mamãe Coruja” acontecem mensalmente na UMS Providência, de 8h30 às 10h.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								