Equipes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão de assistência social da Prefeitura de Belém, estiveram na manhã desta quarta-feira, 02, levantando dados e necessidades emergenciais da família atingida por um incêndio no bairro da Sacramenta, em Belém.
O fogo começou no início da tarde de terça-feira, 01, na Passagem Santos, localizada entre a Passagem Mirandinha e a Travessa Angustura. No total, duas casas foram totalmente destruídas. Uma era ocupada pela família de Tatiane Vital,29, formada por quatro pessoas e a outra residência estava desocupada e havia sido colocada à venda. Ainda não se sabe o que de fato provocou o incêndio.
Muito abalada, Tatiane, que trabalhava como vendedora ambulante e também comercializava alimentos em frente à casa, não quis comentar o incidente. “Agora minha filha conta com ajuda de Deus em primeiro lugar e de pessoas que estão colaborando. Eles não estão desamparados e agora precisam trabalhar para começar tudo de novo”, disse Rosana Vital, mãe de Tatiana. Foi ela quem repassou os dados da família durante a visita dos profissionais do Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Barreiro.
Atualmente, Tatiana e a família, composta pelo marido e dois filhos, estão abrigados na casa da sogra, Suely Quaresma. “Lá eles podem ficar quanto tempo precisarem até reconstruir o que perderam”, disse Suely.
O Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape) está realizando o levantamento das necessidades das vítimas, para que possam ser tomadas as primeiras providências, tais como emissão de segunda via de documentos, apoio alimentar e auxílio à moradia, entre outras.
“Imediatamente vamos articular a retirada da segunda via da documentação civil de cada vítima. Paralelamente será distribuído apoio alimentar e atendimento psicossocial por meio dos Centros de Referência de Assistência Social, Cras e Creas. Também estamos verificando o auxílio-aluguel, enquanto a Cohab providencia a liberação do cheque-moradia, para as famílias que estiverem dentro dos critérios do programa”, explicou Lourdes Cunha, técnica do Sicape.
Serviço: Interessados em fazer doações para as famílias vítimas do incêndio devem se dirigir à Passagem Santos, localizada entre a Passagem Mirandinha e a Travessa Angustura, bairro da Sacramenta. As principais necessidades são roupas, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. O telefone de contato da Funpapa é o 98423.8884.
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								