Vítimas do incêndio na Sacramenta recebem assistência da Prefeitura de Belém

Equipes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão de assistência social da Prefeitura de Belém, estiveram na manhã desta quarta-feira, 02, levantando dados e necessidades emergenciais da família atingida por um incêndio no bairro da Sacramenta, em Belém.

O fogo começou no início da tarde de terça-feira, 01, na Passagem Santos, localizada entre a Passagem Mirandinha e a Travessa Angustura. No total, duas casas foram totalmente destruídas. Uma era ocupada pela família de Tatiane Vital,29, formada por quatro pessoas e a outra residência estava desocupada e havia sido colocada à venda. Ainda não se sabe o que de fato provocou o incêndio.

Muito abalada, Tatiane, que trabalhava como vendedora ambulante e também comercializava alimentos em frente à casa, não quis comentar o incidente. “Agora minha filha conta com ajuda de Deus em primeiro lugar e de pessoas que estão colaborando. Eles não estão desamparados e agora precisam trabalhar para começar tudo de novo”, disse Rosana Vital, mãe de Tatiana. Foi ela quem repassou os dados da família durante a visita dos profissionais do Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Barreiro.

Atualmente, Tatiana e a família, composta pelo marido e dois filhos, estão abrigados na casa da sogra, Suely Quaresma. “Lá eles podem ficar quanto tempo precisarem até reconstruir o que perderam”, disse Suely.

O Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape) está realizando o levantamento das necessidades das vítimas, para que possam ser tomadas as primeiras providências, tais como emissão de segunda via de documentos, apoio alimentar e auxílio à moradia, entre outras.

“Imediatamente vamos articular a retirada da segunda via da documentação civil de cada vítima. Paralelamente será distribuído apoio alimentar e atendimento psicossocial por meio dos Centros de Referência de Assistência Social, Cras e Creas. Também estamos verificando o auxílio-aluguel, enquanto a Cohab providencia a liberação do cheque-moradia, para as famílias que estiverem dentro dos critérios do programa”, explicou Lourdes Cunha, técnica do Sicape.

Serviço: Interessados em fazer doações para as famílias vítimas do incêndio devem se dirigir à Passagem Santos, localizada entre a Passagem Mirandinha e a Travessa Angustura, bairro da Sacramenta. As principais necessidades são roupas, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. O telefone de contato da Funpapa é o 98423.8884.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar