Projeto Anjos da Guarda recebe perita da polícia japonesa

O projeto Anjos da Guarda ação de responsabilidade social executada pela Prefeitura de Belém por meio da Guarda Municipal, recebeu na manhã desta segunda-feira, 31, na sede do polo do Centro de Trabalho e Solidariedade (Cetrasol), visita técnica da policial japonesa Hisame Orishi, numa ação do Governo do Estado do Pará que, por meio da Polícia Militar do Estado/Coordenação Estadual de Polícia Comunitária, aderiu ao termo de cooperação técnica com a Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica), para o incentivo de ações voltadas ao Policiamento de Proximidade.

No Cetrasol a perita conheceu detalhes do projeto que atende a 260 crianças e adolescentes que viviam em vulnerabilidade social. “A capital recebe, pela primeira vez, a visita de uma perita do Japão, com a missão de passar duas semanas conhecendo os programas sociais da capital e nos ajudar, posteriormente, nos projetos exercidos”, disse o comandante da GMB, Fernando Queiroz.

“Desde que meu filho começou a participar do projeto ele se tornou uma pessoa muito mais disciplinada e com responsabilidades”, comentou Kelly Silva, mãe de Caíque Brasil Silva, de 10 anos. “Sempre faço questão de acompanhar os eventos do projeto Anjos da Guarda, pois é uma ação que ajuda muito no desenvolvimento de todas as crianças e adolescentes que participam dele”, completou.

Para recepcionar a perita e a equipe convidada, a banda da GMB executou os hinos do Brasil e do Japão. Em seguida foram apresentadas as atividades desenvolvidas, tais como o jiu-jitsu, aulas de aeróbica e ritmos e as ações da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), parceira do projeto.

“Me sinto emocionada em ver todos se esforçando para manter estes jovens, crianças e adolescentes, longe da marginalidade e da violência”, comentou a perita Hisame Orishi. “A Jica está aqui para, além de conhecer todos estes projetos, se tornar parceira no desenvolvimento das atividades”, concluiu.

A visita da perita japonesa prossegue nesta tarde, quando ela vai conhecer a sede administrativa do Programa Belém pela Vida. Na próxima sexta, 4, ela participa da palestra de encerramento do evento, no comando geral da Polícia Militar.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar