Integrar esporte e educação tem sido uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Belém, e para isso mais uma ação foi concretizada na manhã desta terça feira, 11, com o lançamento do Programa Forças no Esporte – Profesp Marinha, na estação de rádio da Marinha.
Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com apoio dos Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Profesp Marinha é fruto de uma parceria entre o comando da estação de rádio da Marinha e a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O projeto também tem como objetivo a democratização do acesso à prática de esportes e promoção do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.
“Estamos felizes por poder incluir os alunos da rede municipal de ensino no programa e, através dele, queremos possibilitar oportunidades para estas crianças. É através do esporte que tiramos as crianças das ruas e preenchemos o tempo livre deles com atividades sociorrecreativas”, frisou o Capitão Tenente do Comando da Estação de Rádio da Marinha, Carlos José Vicente Cavalcante.
No total, 40 alunos, entre 8 e 13 anos, das Escolas Municipais Avertano Rocha, de Icoaraci, e Paulo Freire, do Tenoné, participarão de aulas cívicas e de atividades recreativas e esportivas como, vôlei, futebol de campo, atletismo e jiu-jitsu. Também será realizado o acompanhamento do desenvolvimento físico dos estudantes, por meio de exames médicos e biométricos.
Com duração de seis meses, as atividades serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. Os alunos também receberão café da manhã, almoço e uniformes, além de materiais adequados para a prática esportiva. Um dos critérios utilizados para a escolha dos alunos foi o bom desempenho escolar.
“Para participar do Profesp Marinha, eu me dediquei e estudei muito para obter boas notas no colégio. Agora que estou aqui, vou me dedicar ainda mais para permanecer neste lugar. Meu sonho é ser jogador de futebol e esse campo de futebol imenso é um grande incentivo”, contou o aluno Marcelino Cardoso, da Escola Municipal Paulo Freire. Já para o aluno Anderson Rego, a expectativa foi tão grande que não conteve a ansiedade, “nem consegui dormir direito no final de semana, queria logo que chegasse terça-feira”, revelou.
No lançamento do programa, os alunos conheceram os espaços que utilizarão como, o campo de futebol, a quadra esportiva, sala de leitura, onde terão aulas de reforço escolar, sala de informática e a horta.
“É importante destacar a importância do esporte na construção da identidade cultural e social dos nossos alunos, e a Prefeitura Municipal de Belém tem contribuído muito para este desenvolvimento”, concluiu a professora de Educação Física da Semec, Tamires Sobrinho.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								