Nos últimos anos o número de crianças atendidas pela Educação Infantil no munícipio de Belém vem sendo ampliado. A Prefeitura de Belém tem realizado vultosos investimentos para atender os alunos com mais qualidade, construindo novas unidades e valorizando os profissionais que fazem da sala de aula um cenário de transformação social.
Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, comparada com os dados do Censo Escolar de 2015, Belém atende 22,2% das crianças de 0 a 3 anos, o que aponta um crescimento de mais de 100% comparado à Pnad de 2012 com o Censo Escolar de 2014, que apresentou 8% de atendimento, dados divulgados recentemente através do levantamento foi feito pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. Já na faixa etária de 4 a 5 anos este quantitativo é de 83,7%.
Atualmente a Prefeitura de Belém atende cerca de 20 mil crianças nos 107 estabelecimentos de Educação Infantil, dos quais 38 são Unidades de Educação Infantil, exclusivas para alunos de 0 a 5 anos, 44 Escolas Municipais e 25 Unidades Pedagógicas. O número de vagas foi ampliado neste ano de 2015 com a entrega das UEIs Verdejantes, Aurá e Jardim Nova Vida, além das escolas municipais Sabino Barreto e Ayrton Senna.
Para a coordenadora da Educação Infantil, Célia Pena, os esforços estão sendo bem centralizados e potencializados para as metas que o município possui. “De acordo com o Plano Nacional de Educação, os municípios brasileiros possuem a meta de até o final de 2016 universalizar o acesso à escola das crianças de 4 a 5 anos e até 2024 atingir 50% das crianças de 0 a 3 anos. Para isso, serão construídas nove novas UEIs, mais duas que estão prestes a serem inauguradas. Totalizando cerca de 1500 novas vagas até o final de 2016”, explicou.
As próximas unidades a serem entregues são a UEIs Nosso Lar e a Encanto do Saber. Até o final de 2016 serão concluídas as construções da Escola Jardim Nova Vida, das UEIs Mosqueiro, Campos Elíseos, Ciro Pimenta, São Clemente, Portal, Alzira Pernambuco, Amigos Solidários e Comunidade Vitória.
Nos meses de outubro e novembro de 2014, a PMB realizou a Chamada Pública da Educação Infantil. Neste período os pais ou responsáveis de crianças de 0 a 5 anos que se encontravam fora da sala de aula, foram convidados a fazer um cadastro nas unidades de ensino. O objetivo foi identificar e mapear a demanda para a Educação Infantil na diversas localidades da capital. Nesta chamada, 6.064 crianças foram cadastradas sendo que destas, a Secretaria Municipal de Educação matriculou 1. 500 para o ano letivo de 2015.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								