Atleta do Programa Escola de Esportes participa do Campeonato Brasileiro de Judô

A atleta de Judô Rafaella Barbosa, de 13 anos, que há dois integra o Programa Escola de Esportes, da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) está de malas prontas para viajar para Cuiabá, onde vai participar do Campeonato Brasileiro de Judô nos dias 9 e 10 de agosto, na busca de classificação para o Sul-americano e Pan-americano na modalidade.

Na categoria Sub 15, conseguiu a classificação para o Campeonato Brasileiro na seletiva regional, que foi realizada no Piauí, no mês de abril, onde foi vice-campeã. “Vai ser uma competição muito difícil, mas eu treinei, batalhei muito pra chegar ao Campeonato Brasileiro. Com muito foco eu vou conseguir uma boa colocação para o Sul-americano e, se Deus quiser, para o Pan-americano. Eu só tenho que agradecer ao meu treinador, o apoio da Sejel por reconhecer o meu potencial e incentivar outras crianças a se dedicarem ao esporte”, comemora Rafaella Barbosa.

O treinador de Judô da Sejel, Gilberto Cruz, explica que a competição vai ser acirrada, mas com a preparação e força de vontade, a atleta poderá obter uma boa colocação. “A Rafaella está sendo treinada para trazer a grande vitória apesar de ser uma competição difícil, onde 15 estados estão inscritos. Ela tem ótimas chances, o Judô do Pará está em boa fase, com boa colocação no ranking”.

A avó da atleta, Leila Medeiros, conta que a neta sempre foi determinada, e agradece pelo apoio da prefeitura de Belém na carreira de Rafaella. “A minha neta conseguiu a primeira medalha dela recém-operada de uma cirurgia no punho. Isso prova o quanto ela é determinada e vai atrás dos seus sonhos. Essa é a primeira viagem que a Rafaella faz sozinha, isso vai ser muito bom para o crescimento pessoal e profissional dela. Eu só tenho a agradecer o apoio da Sejel, tanto no esporte quanto no incentivo aos estudos, sem isso ela não chega a lugar nenhum”.

“A Rafaella é mais um grande ícone do Programa Escola de Esportes, que saiu da periferia de Belém para competir em outros estados e até países. A Sejel procura incentivar o esporte e a inclusão social através dos seus projetos, e espera conseguir mais resultados como esses, formar grandes competidores como a Rafaella”, completa Lucas Paz, Coordenador de Esportes da Sejel.

Texto: Gabriela Ramos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar