Após 30 dias de férias escolares, para mais de 72 mil alunos, que integram a rede municipal de ensino, é hora de voltar às aulas. Nesta segunda-feira, 03, todas as escolas de ensino infantil, fundamental, Unidades Pedagógicas e Unidades de Educação Infantil retornaram às aulas em Belém.
Como previsto no calendário escolar 2015, o segundo semestre terá aulas até o dia 30 de dezembro, com um total de 204 dias letivos. E, para receber toda a criançada, pais e professores, as escolas capricharam no acolhimento. “As aulas começaram nesta segunda, mas a coordenação está na escola desde a semana passada, planejando a melhor forma de receber a todos. Nós buscamos propiciar um ambiente agradável para que gradativamente os alunos retornem ao ritmo”, afirmou a coordenadora do turno da tarde da escola Ernestina Rodrigues, Joleni Beneci, que atende alunos do jardim II ao 5º ano do ensino fundamental.
Marley Pontes Martins, de 7 anos, que frequenta o 2º ano na escola municipal Ernestina Rodrigues, conta que durante as férias fez uma viagem para Capitão Poço, nordeste do Estado, e apesar de ter aproveitado bastante, já queria voltar para a escola. “Foi muito bom, mas também senti saudade dos meus colegas, da minha escola e de estudar”, afirmou o aluno.
Para os responsáveis, ver os filhos satisfeitos por voltarem às aulas, é mais um motivo de alegria. “É muito bom poder chegar e ser bem recebido, ver as crianças abraçando a professora, tudo isso reforça que aqui eles são bem tratados e felizes. Já se passaram 30 dias de férias, então tem que começar logo, para não atrasar o calendário e espantar a preguiça”, disse sorrindo Noeme Aguiar, avó do aluno Felipe de Aguiar Costa, do 5º ano do ensino fundamental.
Durante o segundo semestre, além das atividades programadas para o período, as escolas realizarão o I Concurso de Redação da Secretaria Municipal de Educação e o I Prêmio Mira: Melhores Índices de Resultados Avaliativos da Rede Municipal de Ensino, que se estendem para todas as escolas da RME, no qual cada escola desenvolverá projetos próprios. Como exemplo de projeto desenvolvido nas escolas municipais, existe o Projeto Amizade, da Escola Ernestina Rodrigues que trabalha valores como, amor, respeito e solidariedade, de maneira interdisciplinar. Neste mês de agosto, o tema será honestidade.
Incentivos
O I Concurso de Redação, que trabalhará com o tema “Belém patrimônio nosso”, é direcionado aos alunos, professores e servidores (ativos e inativos) da rede municipal de ensino. A iniciativa visa desenvolver e valorizar a produção escrita e leitura dos participantes, além de incentivar produções culturais importantes, no contexto de comemorações dos 400 anos de Belém.
O I Prêmio Mira: Melhores Índices de Resultados Avaliativos da Rede Municipal de Ensino acontece ao longo do ano letivo de 2015, tomando como referência os resultados das avaliações em larga escala nacionais e municipais, cuja divulgação está prevista para o 1º semestre de 2016.
As três escolas que obtiverem a melhor pontuação na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, serão premiadas, assim como alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas.
Texto: Aline Saavedra
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								