Vítimas de incêndio no bairro da Cremação recebem assistência da Prefeitura

Equipes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão de assistência social do município de Belém, e Defesa Civil Municipal trabalham desde a tarde de ontem levantando dados e necessidades emergenciais de treze famílias atingidas por um incêndio no bairro da Cremação, em Belém.

Na manhã desta quinta-feira, 23, a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) cooperou com o serviço de atendimento às vítimas. O objetivo foi dar agilidade ao processo que garante o direito à moradia dessas pessoas.

“Imediatamente vamos articular a retirada da segunda via da documentação civil de cada vítima. Paralelamente será distribuído apoio alimentar e atendimento psicossocial por meio dos Centros de Referência de Assistência Social, Cras e Creas. Também estamos verificando o auxílio-aluguel, enquanto a Cohab providencia a liberação do cheque-moradia, para as famílias que estiverem dentro dos critérios do programa”, explicou Lourdes Cunha, técnica do Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape), da Funpapa, durante reunião com as famílias.

Eram 15h, quando moradores sentiram cheiro de fumaça e foram alertados por vizinhos de que havia fogo em uma das casas. O pânico tomou conta de quem morava próximo à área do incêndio, que atingiu uma vila de casas da mesma família, na passagem Bugarim próximo ao canal da Três de Maio. As labaredas se espalharam rapidamente. Ninguém se feriu com gravidade.

“Não deu tempo de salvar nada. Foi tudo muito rápido. Estava dormindo quando ouvi os gritos. Saí de casa correndo só com a roupa do corpo”, relembra Zerina Ferreira. A moradora passou a noite na casa de um parente no bairro do Guamá. “Não dormi. O tempo todo vinha a lembrança de tudo o que passei”, disse.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local é de difícil acesso, o que teria atrapalhado o combate às chamas. Hoje de manhã, a área passou por uma vistoria técnica para descobrir as causas do incêndio.

Alexandre Viana contabilizava os prejuízos. “Foram anos de trabalho para construir nossa casa e tudo foi queimado. Não sobrou nada do nosso sonho”, lamenta.

Durante a manhã, parentes e vizinhos organizavam as doações que começaram a chegar. Uma igreja evangélica foi cedida provisoriamente para armazenar alimentos, roupas e utensílios domésticos recebidos.

Rosana Amaral ficou sabendo do incêndio pela televisão e esteve no local para levar doações. “Nesse momento o que a gente precisa fazer é ajudar. Fico imaginando o sofrimento dessas pessoas. Não é fácil perder tudo de uma hora para a outra”, disse a voluntária.

No meio da tristeza, Zenira Ferreira conseguia encontrar motivos para sorrir ao lembrar o salvamento de Belinha, animal de estimação da família. “Graças a Deus ela está bem. Só inalou muita fumaça. Quando cheguei do trabalho já não tinha mais nada e lembrei dela. Fiquei desesperada. Foi quando após controlar o fogo, um bombeiro conseguiu fazer o resgate”, comemorou. .

No final da manhã, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher (Combel) beneficiou uma das vítimas com um kit de enxoval para bebê. Natália Chaves estava internada na Santa Casa de Misericórdia para dar à luz, quando tudo aconteceu. A mãe deve receber alta ainda hoje.

Serviço: A Funpapa informa que os interessados em fazer doações para as famílias vítimas do incêndio devem se dirigir à igreja, localizada ao lado da área atingida, ou então a um salão de festas localizado na travessa Nove de Janeiro, entre Bugarim e Mucajá, no bairro da Cremação. As principais necessidades são roupas, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e itens de enxoval para recém-nascido. O telefone de contato da Funpapa é o 98423.8884.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar