O cuidado e a atenção com os alunos das escolas municipais da regiões das ilhas continuam até mesmo durante as férias. Nesta terça-feira, 14, aproximadamente 100 alunos da Escola Municipal Milton Monte, na Ilha do Combu e suas Unidades Pedagógicas (UP Combu e UP Santo Antônio, na Ilha do Combu; UP Nazaré, na Ilha Grande; UP São José, na Ilha Grande; e UP Nossa Senhora dos Navegantes, na Comunidade da Várzea), participaram do circuito de oficinas interdisciplinares da colônia de férias nas ilhas, organizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
A programação que começou no dia 6 de julho, objetiva o incentivo à leitura, escrita e o raciocínio matemático através do lazer, recreação e contação de histórias. “Eu estou gostando de vir à escola durante as férias, pois aqui eu brinco e vejo as minhas amigas. Na minha casa eu não tenho muitos amigos pra brincar, então lá, eu fico olhando o rio passar”, conta a aluna cadeirante da escola Milton Monte, Flavia Quaresma, 9 anos, que foi à colônia de férias ansiosa para dividir com suas amigas na oficina de contação de histórias, o episódio do ataque do boto ao barco do avô, após um bingo em sua casa.
O circuito de oficinas promove a convivência e interação entre as crianças das unidades de ensino e segundo o técnico da coordenação da Educação no Campo da Semec, Thiago Oliveira, “proporciona o aprendizado sistemático e assistemático por meio do lazer, já que os alunos da região das ilhas não possuem muitas opções de diversão nas férias como os da cidade.”
A colônia de férias da região das ilhas também está sendo realizada nas Unidades Pedagógicas Maria Clemildes e Bacabeira, em Mosqueiro. A programação será encerrada no dia 24 de julho.
Texto: Jolse Quinto