Ações da Prefeitura garantem tranquilidade no veraneio de Mosqueiro

O segundo final de semana do veraneio em Mosqueiro apresenta uma movimentação maior do que o anterior. Na manhã deste sábado, 11, o aumento de fluxo de veranistas, veículos e de comerciantes já era percebido pelos órgãos da prefeitura de Belém que atuam na Operação Verão 2015, juntamente com o governo do Estado.

Uma série de ações foram traçadas para manter um veraneio tranquilo para visitantes e moradores de Mosqueiro. No acesso à Orla, equipes da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), com apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), garantiam a segurança e a organização do trânsito. São 180 homens da GMB e 20 agentes da Semob atuando em pontos estratégicos de Mosqueiro, como o Pórtico, Vila e Caramanchão.

De acordo com o agente da GMB, Álvaro Nascimento, o movimento aumenta ao longo do sábado e requer maior atenção. “A Guarda está dando um reforço na fiscalização de veículos irregulares e atua na segurança em caso de flagrantes e encaminhamentos a delegacia. Até a metade desta manhã, apenas um caminhão foi retido por documentação vencida”, explicou o agente.

Para coibir o comércio informal e proporcionar trânsito livre nos espaços da ilha, fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Secon) estão atuando no ordenamento dos ambulantes em praças, calçadas, orla e demais logradouros públicos, com o apoio da Guarda Municipal. Na praia do Chapéu Virado, uma barraca de venda de pipas e rabiolas foi retirada, pois estava irregular e vendia linha encerrada, que está proibida no balneário.

“Apenas os vendedores com licença liberada pela Agência Distrital são considerados regulares e podem atuar nos espaços da ilha. E como muitos ambulantes foram liberados, temos que verificar, também, a localização deles para não obstruir a circulação”, detalhou o encarregado de fiscalização, Marcelo Okita.

Havia, ao todo, 12 servidores da Secon distribuídos em Mosqueiro. A fiscalização faz, ainda, o acompanhamento dos preços e da quantidade dos produtos, para coibir a especulação de preços e garantir o abastecimento no mercado municipal.

Outra ação de destaque na Operação Verão da prefeitura é a conscientização ambiental e a fiscalização sonora. Durante o dia, na praia do Chapéu Virado e Farol, uma equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) faz um trabalho educativo, com a distribuição de folders e sacos para a coleta de lixo. “Nós orientamos os veranistas da importância de manter o ambiente limpo e de separar o lixo que pode ser reciclado do lixo úmido, facilitando a coleta seletiva”, afirma a coordenadora em exercício da ação, Ingrid Dias.

Durante a noite, o trabalho educativo continua com oficinas de reciclagem, apresentação teatral, Cine Semma, pintura de desenhos e corporal. Os agentes da Semma também estão atuando na fiscalização de som automotivo que é proibido nas vias públicas.

Para a professora Solange Rodrigues, que foi aproveitar o fim de semana com a família na bucólica, as ações da prefeitura para garantir um verão saudável e seguro a todos são muito importantes. “Esse trabalho é importante para manter o bem estar de todos, com a praia organizada, segura, limpa e um ambiente agradável. E nós temos que ter consciência de manter o espaço onde convivemos para aproveitar melhor o veraneio”, defende.

Ainda participam da Operação Verão 2015, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Ouvidoria e agências distritais.

< Texto: Jaqueline Ferreira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar