Iniciando a operação Verão 2015 da Prefeitura de Belém, os veranistas e barraqueiros da praia do Cruzeiro, em Icoaraci, receberam orientações e informações sobre o balneário que foi considerado impróprio para banho após o resultado do teste de balneabilidade realizado entre os meses de maio e junho.
A equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) esteve no local para informar e orientar a população. “O primeiro passo foi realizar o teste de balneabilidade nas praias de Belém. Das 19 praias de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba, apenas a praia do Cruzeiro foi considerada imprópria para banho. Por esse motivo iniciamos a operação por esse balneário, pois é importante a população ter consciência das condições da praia”, detalha a educadora ambiental Ingride Dias, que também explicou como funcionou o trabalho nesta sexta-feira. “Nossa equipe distribuiu folderes informativos detalhando quais praias foram aprovadas para a população aproveitar as férias de julho. Nesse material também tem informações sobre poluição sonora e visual, além dos cuidados que se deve ter quando se tem um animal de estimação, incluindo a penalidade prevista para quem não recolhe os dejetos dos animais das ruas”, completa.
A praia do Cruzeiro também foi sinalizada com placas, indicando que o local está impróprio para banho.
Os veranistas que estavam na orla de Icoaraci durante a manhã, respeitaram os avisos de não entrar na água. “Eu fiquei sabendo na segunda-feira que a praia não estava própria para banho. Mas como moro aqui próximo, trouxe minhas filhas para brincar na orla e na areia. Elas não vão entrar na água, pois correriam o risco de contrair doenças. Hoje a brincadeira é fora da água. Aí amanhã vamos para Mosqueiro e lá elas vão poder tomar banho sem risco de serem contaminadas”, garante a manicure Gleice Muriel Souza, que estava acompanhada das filhas Gleiciane e Glenda, de 10 e 7 anos, respectivamente.
As ações da Semma na Operação Verão 2015 da Prefeitura de Belém, prossegue durante os finais de semana em Belém e Mosqueiro, com trabalho educativo, informativo e de fiscalização.
Texto: Ana Paula Azevedo