Operação Verão 2015 contará com efetivo de aproximadamente 1.000 homens da GMB.

Na próxima sexta-feira, 03 de julho, a Guarda Municipal de Belém (GMB) vai dar início, oficialmente, a operação verão 2015, que segue até o dia 04 de agosto, e conta com cerca de 1.000 guardas municipais que atuarão em cinco pontos base, Belém, Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e distrito de Icoaraci.

Todo o planejamento operacional foi realizado pela GMB em parceria com os órgãos do Sistema de Segurança Pública e diversos órgãos do sistema municipal de Belém. O lançamento da operação aconteceu na última terça-feira, 30, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, onde foram apresentados todos os equipamentos que serão utilizados pelos órgãos de segurança. O evento contou com a presença do governador do Estado do Pará, Simão Jatene.

A Guarda Municipal atuará com, aproximadamente, 660 guardas somente em Belém, para garantir a segurança das pessoas que não vão se deslocar para os balneários. Os pontos turísticos da cidade receberão reforço operacional, principalmente nos finais de semana.

Na ilha Mosqueiro, por se tratar do balneário que recebe o maior número de pessoas durante o veraneio, a GMB vai atuar com 180 guardas, sete viaturas e dez motos para a realização de rondas volantes.

Em Outeiro, a Guarda vai atuar com efetivo de 70 homens e duas viaturas. Já no distrito de Icoaraci, a GMB contará com 68 homens e quatro viaturas. Em Cotijuba, serão 30 homens e três motos. Todo o efetivo que atuará nos balneários ficará distribuído em pontos estratégicos

O comandante da GMB, Fernando Queiroz, faz um alerta aos responsáveis por crianças e adolescentes que irão se deslocar aos balneários, principalmente Mosqueiro e Outeiro, já que a fiscalização vai ser intensificada. “Menores que forem se deslocar para estes locais sem acompanhante e sem documentos terão sua viagem interrompida e retornarão para Belém. No Pórtico de Mosqueiro a GMB vai disponibilizar um ônibus para realizar este retorno. Esta ação contará também com o apoio do conselho tutelar e juizado da criança e do adolescente”, explicou o comandante.

A recomendação para as pessoas que vão se deslocar para os balneários é que, ao sair de casa, verifiquem se todas as portas e janelas estão bem trancadas, deixe um contato para qualquer urgência e informe as pessoas próximas sobre a viagem. “A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Guarda Municipal está disponibilizando todo o recurso para que a população tenha um verão tranquilo, mas é importantíssimo que a população não esqueça que todos são responsáveis pela promoção da paz”, completou Fernando Queiroz.

Texto: Lucelia Fernandes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar