Palestra atualiza servidores do Samu em conhecimentos sobre traumas

Os diferentes tipos de lesões que podem ocorrer durante um acidente foram abordados nesta terça-feira,30, na palestra “Cinemática do trauma”, realizada pelo Núcleo de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no auditório do Detran-PA.

A capacitação envolveu 130 servidores dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Isabel, Bujaru, São Caetano e Benevides, que são regulados por Belém, e dos municípios de Inhangapi e Augusto Corrêa, que são vinculados ao Samu de Capanema.

De acordo com Augusto Morais, coordenador pedagógico do NEU, o curso é um instrumento contínuo de qualificação dos servidores, com o propósito de favorecer a agilidade do atendimento às vítimas e a segurança dos servidores no exercício da função. Além de fortalecer as parcerias com outros órgãos para promoção da qualificação da equipe do Samu.

"O Samu atende todos os tipos de ocorrências e é, em muitos casos, o primeiro serviço de atendimento de saúde, fazendo o cuidado pré-hospitalar, por isso a necessidade da constante atualização dos servidores em relação aos protocolos de atendimento e as questões que envolvem o trabalho", explicou Morais.

O coordenador interino do NEU/Samu e ministrante da palestra, Luís Basílio Munhoz, mostrou que as ocorrências que mais são atendidas pelo Samu Belém são acidentes com motocicletas e com pedestres. De acordo com ele, entender todos ostipos de energias envolvidas em um acidente é fundamental para o atendimento da vítima.

“É muito importante que a regulação peça todas as informações possíveis para que a equipe saia preparada para o tipo da ocorrência. Em 60% dos atendimentos, a solução do caso é feita pela própria regulação, que consegue acalmar e orientar o solicitante e solucionar a ocorrência”, explicou.

Entre os tipos de acidentes, foram mostrados os traumas causados por acidente com automóvel e a importância do uso de dispositivos de segurança. “Casos veiculados recentemente na mídia mostram a relevância do uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo. Em caso de capotamento, o impacto é em ângulos diferentes e as lesões são gravíssimas. As chances de ejeção do ocupante são muito grandes e toda ejeção é muito grave”, alertou o coordenador.

O palestrante também explicou que, nos acidentes com motocicleta, o capacete é o principal equipamento de segurança e ajuda a reduzir os traumas na região da cabeça. Mas outras lesões sérias podem ocorrer. “O que mais preocupa é a lesão de quadril porque quando o condutor cai, ele lateraliza a queda e transforma o quadril em uma área de contenção, resultando em fraturas de bacia, hemorragia interna e outras lesões de difícil recuperação”, comentou.

Pela primeira vez em uma capacitação do Serviço de Atendimento Móvel, Adelaide Baia, coordenadora do Samu de Bujaru, elogiou o evento e ressaltou que a palestra foi uma oportunidade de fortalecer ainda mais o atendimento de urgência. “Esses encontros dão a oportunidade de colocar as experiências de cada Samu, compartilhar informações e atualizar o conhecimento do grupo”, concluiu.

As palestras serão realizadas mensalmente para discutir todos os temas abordados no Protocolo Nacional de Suporte Básico de Vida do Ministério da Saúde.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar