Na busca pelo incentivo às práticas da leitura e escrita, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou nesta terça-feira, 30, o lançamento de mais dois projetos que beneficiam não só as escolas da rede, mas todos os profissionais de Educação: o “I Concurso de Redação” e o “Prêmio Mira: Melhores Índices de Resultados Avaliativos da Rede Municipal de Ensino”.
Para a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame, estes projetos são oportunidades que vêm contribuir na soma dos festejos dos 400 anos da cidade de Belém de forma a mostrar através dos alunos, o avanço considerável da educação no município. “Nós pretendemos destacar os valores da nossa cidade, e ao mesmo tempo estimular o crescimento do Ideb, através deste elo da leitura com a escrita. Assim, mostraremos que Belém é capaz de se promover dentro do cenário educacional do Pará e do Brasil”, ressaltou.
A cerimônia de lançamento ocorreu no salão Peróla da Secretaria Municipal de Educação e contou com apresentações culturais dos alunos das escolas Augusto Meira Filho e Ciro Pimenta. O Coral da Semec também esteve presente. Na ocasião, foram expostos os critérios de participação dos concursos, de classificação e de seleção, além do período de inscrição.
O I Concurso de Redação trabalhará com o tema “Belém patrimônio nosso”. É direcionado aos alunos, professores e servidores ativos e inativos da rede municipal de ensino, na intenção de desenvolver a produção da leitura e da escrita nos participantes e que seus textos sejam valorizados como produções culturais importantes para a coletividade no contexto das comemorações dos 400 anos de Belém.
Os participantes (alunos da educação infantil, do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos – EJA , do Projovem e do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos e Idosos –Mova, professores e servidores) serão divididos em onze categorias. Dez redações de cada categoria serão selecionadas e inseridas em um livro, que será lançado em janeiro de 2016, na comemoração dos 400 anos da capital. Os primeiros lugares de cada categoria serão premiados.
Para o aluno Lohan da Conceição, do 2º ano da Escola Ciro Pimenta, o projeto veio como uma oportunidade única para expor o que mais gosta de fazer, que é escrever. “Eu vou participar do I Concurso de Redação, fazer parte desses projetos me ajuda muito em sala de aula já que me sinto mais empolgado em concorrer a prêmios. Já ganhei um tablet ano passado, e pretendo ganhar mais prêmios e dar maior visibilidade à minha escola”, frisou.
No concurso, as produções da Educação Infantil deverão ser em forma de desenho, devidamente supervisionadas pelo professor. Já dos alunos do Ciclo I deverão ser textos com desenho, também acompanhados pelo professor. As demais categorias deverão apresentar no mínimo dez e no máximo trinta linhas, redigidas pelo próprio concorrente. As inscrições serão realizadas no período de 12/08 a 11/09/15.
A diretora da Escola Maria Luiza Pinto Amaral, Elizandra Pinto, participou do lançamento e aproveitou para falar dos métodos que serão utilizados pela unidade escolar no andamento desses dois projetos. “Vamos organizar passeios com os nossos alunos e professores pelos pontos turísticos da nossa cidade. Queremos estimular a escrita através de vivências, além disso, vamos trabalhar com a interdisciplinaridade, formar grupos de estudo e mostrar a importância do projeto para que possamos obter um bom retorno para o nosso município e chegar à meta do nosso Ideb”, contou.
O I Prêmio Mira: Melhores Índices de Resultados Avaliativos da Rede Municipal de Ensino acontecerá ao longo do ano letivo de 2015, tomando como referência os resultados das avaliações em larga escala nacional e municipal, cuja divulgação está prevista para o 1º semestre de 2016.
Serão premiadas as três escolas de melhor pontuação na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, bem como alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas.
Texto: Natasha Albarado