Unidades Municipais de Saúde continuam vacinando contra a gripe

Com o alcance de 89,32% da meta geral da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação do Programa de Imunizações do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs/Sesma), continua vacinando os grupos prioritários (idosos, profissionais de saúde, gestantes e mulheres no período pós-parto) até a próxima sexta-feira (26), mesmo tendo atingido as metas individuais de 80%, conforme determina o Ministério da Saúde.

Já para o grupo de crianças de seis meses a menores de cinco anos, que ainda está com cobertura de 72,44%, a vacinação continuará até que todas tenham recebido a 2ª dose do imunizante.

De acordo com Nazaré Athayde, coordenadora do Programa de Imunizações, o trabalho para que a meta seja atingida com o grupo das crianças, será feito pelas Unidades de Saúde, que deverão identificar nos seus territórios quem ainda precisa ser imunizado.

“Quem ainda não recebeu a vacina, dentro dos grupos prioritários, deve procurar uma Unidade de Saúde até o fim da semana. A partir de agora, vamos reforçar a importância da vacina para as crianças, que ainda não atingiram a meta de 80% e que devem fazer a segunda dose. Cada Unidade fará a avaliação e criará suas estratégias”, explica.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). “A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Os grupos prioritários são os mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”, alerta Nazaré Athayde.

Para a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Orliuda Bezerra, a prevenção através da imunização é um ato de amor. “A campanha foi muito positiva e conseguimos nosso objetivo geral. Mas precisamos que os responsáveis pelas crianças que ainda não tomaram a vacina, valorizem a saúde de seus filhos através desses imunizantes e digam não à influenza”, conclui.

Serviço: Vacinação contra a Influenza, nas salas de vacinas de Belém, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar