Sesma qualifica profissionais de saúde para prevenção de doenças no município

Para promover a capacitação dos profissionais de saúde da rede municipal de Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS), realiza a segunda etapa do “Ciclo de palestras sobre prevenção e controle de doenças e agravos no município de Belém”. Nesta etapa, serão qualificados 40 servidores de níveis médio e fundamental dos Distritos Administrativos de Mosqueiro e Outeiro.

As palestras acontecerão no período de 23 a 25 de junho, das 8h às 18h, no auditório da Secretaria de Estado de Transporte (Setran), situado na Avenida Almirante Barroso, 3639. O objetivo é disponibilizar para todos os profissionais da rede municipal de saúde informações e procedimentos atualizados, visando à promoção e proteção da saúde coletiva, bem como à prevenção de doenças que colocam em risco indivíduos ou grupos populacionais no município.

A meta é, até final do ano, capacitar e atualizar 240 profissionais de saúde de nível superior (Médicos, Enfermeiros), médio (Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem) e fundamental (Agente de Controle de Endemias e Agente de Bem Estar Social) atuantes na Vigilância e Atenção à Saúde da Sesma.

De acordo com a diretora do Devs, Orliuda Bezerra, as transformações demográficas, ambientais e sociais que ocorrem no mundo criam condições para o surgimento constante de novas doenças, reintrodução daquelas que já foram consideradas erradicadas e daquelas já conhecidas, consideradas endêmicas.

“Serão dias de intensa troca de conteúdo. A programação foi montada com base em todo o quadro de vigilância em saúde do município e alerta também para os agravos de violência doméstica, no trânsito, sexual e outras, operacionalização da vigilância do óbito materno, fetal e infantil, calendário de vacinação do SUS e abordagens sobre saúde do trabalhador”, frisa Orliuda.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar