A ideia de levar os animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Belém, que precisam de uma nova família, para mais perto da população tem feito tanto sucesso que a feira de adoção de cães e gatos, lançada em abril deste ano, já chega à sua terceira edição. Será realizada no próximo domingo, 21, a partir das 8 horas, desta vez, na Praça Mário Miranda Vilas Boas, em frente ao conjunto Marex, no bairro de Val-de-Cans.
Além de dar oportunidade de o animal ganhar um lar cheio de amor e proteção, e da família que o adotar ganhar um novo amigo; a ação também visa orientar a todos sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter com os animais e assim, diminuir o grande número de cães e gatos abandonados na capital.
Cerca de 50 animais, entre cães e gatos, estarão disponíveis para adoção. Animais adultos serão entregues vermifugados e castrados. No caso de filhotes, eles estarão apenas vermifugados e seus novos donos receberão um documento que garante a castração gratuita quando o animal completar seis meses.
O chefe do Centro de Zoonoses, Altevir Lopes, reforça que “quem desejar adotar um animal, deve levar documento de identidade e comprovante de residência, pois incentivamos uma adoção responsável e, em um segundo momento, faremos visitas para saber como os animais estão sendo cuidados”.
Altevir acrescenta ainda que “caso alguém queira adotar, mas more longe do local da feira, isto não será problema, pois o CCZ vai disponibilizar o serviço de transporte para levar os animaizinhos adotados até seus novos lares, desde que seja na região de Belém”.
Os animais adotados ganharão kits com ração, vasilhames e guias com coleira, além de um certificado de adoção fornecido à nova família pelo CCZ. Na ocasião, será oferecida ainda vacinação antirrábica para os cães e gatos que não tenham sido vacinados nas últimas campanhas.
A programação da feira contará com várias atrações culturais, apresentação musical e o espaço infantil Brinca Belém, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.
Quem tiver a intenção de levar para feira outros animais para possível adoção, deve antes entrar em contato com o Centro de Zoonoses para que todos os procedimentos de vacinação, vermifugação e castração sejam realizados. O CCZ fica na Rodovia Augusto Montenegro, Km 11, e os telefones são 3247-3001 e 3344-2350.
Texto: Lilianne Villacorta