O ringue montado no anfiteatro da Praça da República pareceu pequeno para suportar tantos títulos em cima dele. Na manhã deste domingo, 14, alguns dos melhores lutadores e treinadores de boxe se reuniram para um treino livre, realizado com apoio da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, e deixaram a plateia encantada com a técnica e os golpes precisos mostrados em exercícios simples, que fazem parte da rotina de treinamento.
Entre as principais atrações estavam Acelino Popó, quatro vezes campeão mundial, e o paraense Isaac Rodrigues, atual campeão mundial dos médios, que na próxima sexta-feira, 19, faz a primeira defesa do título lutando contra o campeão sul-africano, no ginásio da Uepa.
“A expectativa é de um grande combate, me preparei muito, tô bem treinado pra essa luta e espero sair com a vitória, porque trabalhei forte pra isso. A única coisa que me preocupa é o fato dele ser canhoto. A gente passa a vida inteira lutando com um destro e quando pega um canhoto tem que mudar toda a estratégia de treinamento, mas o resto tá tranquilo”, afirmou o campeão.
Mas, a maior vantagem de Isaac é lutar dentro de casa e ter a presença da torcida paraense. E foi exatamente esse o ponto destacado por Acelino Popó, a valorização da nossa “prata da casa”. “Imagine um cara que morava em palafita, que subia dez metros pra apanhar o açaí, que era o único alimento dele e lutou, e com muito esforço conseguiu ser campeão mundial entre milhares e milhares de lutadores. Então valorizem isso, porque é pra poucos”, disse o ex- campeão.
Popó ressaltou ainda a importância dos trabalhos sociais com crianças e jovens que revelam talentos e formam campeões como o Programa Escola de Esportes, da prefeitura de Belém. Na semana passada, o pugilista visitou o pólo de judô e ficou impressionado com a estrutura oferecida para mais de 150 judocas.
Para Jorge Marcelo Ramia, representante da WBF, o trabalho feito no Pará tem gerado resultados muito bons e a defesa do cinturão vai colocar Belém, mais uma vez, no centro das atenções. "Sem dúvida vai ser uma luta muito dura, porque o campeão sul-africano tem muita vontade de tirar o cinturão do Isaac, só que nós estamos tranquilos porque sabemos que Isaac é um grande campeão, sabemos que está bem treinado por Ulysses Pereira e isso aliado à experiência e à maturidade dele, vai fazer dessa uma luta muito boa", explicou Jorge Ramia.
Texto: Fabiana Cabral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								