Com o tema "Quem cuida também precisa de cuidados", acontece até amanhã, 11, a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador, promovida pelo Núcleo Setorial de Saúde do Trabalhador da Guarda Municipal de Belém. A ação é voltada para os guardas de toda a corporação municipal. Na manhã de hoje, 10, um dos serviços foi o de nutrição, oferecido pela da Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), da Prefeitura Municipal de Belém.
As nutricionistas da Copsan deram orientações sobre alimentação saudável e fizeram o atendimento nutricional dos guardas, que marca o primeiro momento de um trabalho de acompanhamento nutricional a ser desenvolvido periodicamente em parceria com a GMB. Durante a palestra, a nutricionista Ana Laura Paraguassu destacou que uma alimentação saudável deve ser de qualidade e na quantidade adequada, dando sempre preferência aos alimentos naturais.
“Ao nos alimentarmos de forma saudável, diminuímos muito o risco de adquirir problemas como obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares. Para isso, é importante ter cuidados como diminuir o sal, o açúcar e evitar ao máximo os alimentos gordurosos e os industrializados, como salgados de rua, refrigerantes e biscoitos recheados”, aconselhou Ana Laura.
Ela acrescentou ainda que, na medida do possível, os guardas deem preferência à comida caseira, ou seja, aquela preparada em casa, com todo o cuidado necessário. “Caso não tenha outra opção e precise comer na rua, opte por alimentos leves, carnes com pouca gordura, saladas cozidas e tente sempre comer uma fruta, além de não esquecer de se hidratar bastante”, ressaltou a nutricionista.
Com muita atenção, o guarda municipal Wilson dos Santos Gama, – de 41 anos e que faz parte da corporação há cinco anos – assistiu a palestra, tirou dúvidas, assim como outros colegas, e fez questão de receber o atendimento nutricional.
“Tenho consciência de que estou um pouco acima do peso, mas já comecei uma atividade física e vou melhorar a minha alimentação. Se cuidamos da nossa saúde, aumentamos a nossa qualidade de vida, pois prevenimos o risco de várias doenças. Isto reflete diretamente no nosso desempenho e a alimentação deve ser uma aliada neste cuidado. Nosso lema na GMB é prevenção, e isto vale também para a nossa saúde”, observou o guarda.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Saúde da Guarda Municipal de Belém, Priscila Camelo, “o objetivo é justamente fortalecer as ações de prevenção de saúde dos nossos guardas, que em sua maioria atuam nas ruas, para que eles se cuidem melhor e sejam responsáveis pela sua saúde, para isso a gente tem que dotá-los de conhecimento e orientação”, ressaltou Priscila.
Fazem parte da ação, serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, vacinação e podologia. Atividades de ginástica laboral e palestras sobre saúde bucal, prevenção de acidentes de trabalho e doenças sexualmente transmissíveis foram abordadas na programação.
Para a guarda municipal, Monica Palmer, “foi uma ótima ideia trazer todas essas palestras e serviços para o ambiente de trabalho, pois muitas vezes não temos tempo de ir a um laboratório, fazer um exame ou tomar uma vacina em um posto de saúde. Espero que sejam constantes essas semanas de saúde da GMB”, afirmou.
Nesta quinta-feira, 11, último dia do evento, os guardas assistirão a uma palestra sobre direitos humanos, ministrada pela especialista na área, Bruna Lorrane, que é também a titular da Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan). A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e o Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb) também são colaboradores da 1ª Semana de Saúde do Trabalhador, da GMB.
Texto: Lilianne Villacorta
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								