Plano de Arborização é debatido na XII Semana Municipal de Meio Ambiente

O Plano Municipal de Arborização de Belém (PMAB) foi apresentado e discutido na manhã desta segunda-feira, 1°, durante palestras e mesa redonda da XII Semana Municipal de Meio Ambiente. O evento foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Com o tema “Caminhos para a Sustentabilidade: A Prefeitura de Belém rumo aos 400 anos”, a programação é uma realização da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“Hoje, a manhã foi de debates sobre a arborização da cidade. Em Belém temos a peculiaridade que são as mangueiras centenárias, principalmente no centro de Belém. Então essas diretrizes são extremamente importantes e contamos com o apoio da população para denunciar os crimes ambientais e cuidar da arborização da cidade”, detalha o titular da Semma, Deryck Martins.

O presidente da câmara técnica de meio ambiente da Fiepa, Luiz Augusto Moura, que também esteve presente no evento, ressaltou a importância do meio ambiente. “Os temas abordados durante a Semana Municipal de Meio Ambiente são de extrema importância para a sociedade. Podemos destacar também o reflorestamento urbano que é fundamental para os princípios das mudanças climáticas. Espero que todos os participantes tenham aproveitado ao máximos os conhecimentos repassados durante o evento”.

A mesa redonda do Plano Municipal de Arborização foi composta pelo engenheiro agrônomo da Semma, Paulo Monteiro Porto; pela diretora do Departamento de Áreas Verdes Públicas da Semma, Simone Galvão Brito; pelo engenheiro agrônomo, mestre em ciências biológicas da Celpa, Ivan Aragão Guedes e a engenheira agrônoma da Universidade Federa Rural da Amazônia, Heliana Brasil.

“O assunto debatido durante esta manhã, certamente é grande importância para toda a população de Belém, mas principalmente para quem está ligado diretamente nessa área, como é o meu caso. Todos temos que ter consciência da importância do meio ambiente para nossas vidas, e isso inclui a preservação de nossas árvores”, garante o aluno de engenharia Ambiental da Faculdade Estácio/Iesam, Fernando Farias, participante do evento.

A programação segue na tarde desta segunda-feira com palestras e mesa redonda sobre resíduos sólidos, além da assinatura de Termos de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Belém, o Imazon e o Senai.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar