Em visita ao HPSM Mário Pinotti na manhã desta quarta-feira, 20, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), juntamente com membros do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Deue/Sesma) comprovaram os investimentos feitos pela Prefeitura de Belém no hospital. Enfermarias climatizadas; reformas sendo realizadas e concluídas em diferentes espaços, que também ganharam mais acessibilidade; móveis novos; aparelhos de raio-x e tomografia, além das máquinas de hemodiálise da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em pleno funcionamento. Tudo isso pode ser visto de perto pela comitiva.
De acordo com a técnica de apoio à rede de urgência e emergência do Ministério da Saúde, Valmira Costa, várias melhorias e avanços ocorreram desde a última visita. “Nós vimos da última vez, um fluxo muito intenso de pacientes que ficavam nos corredores, e não estavam conseguindo o leito de retaguarda. O próprio hospital Mário Pinotti conseguiu reformar algumas alas das ambiências de internação, que estavam totalmente desativadas e hoje estão em pleno funcionamento. Isso já foi um avanço, porque muitos que ficavam internados nos corredores conseguiram subir para as outras enfermarias, e isso diminuiu mais aquela aglomeração de pacientes. A acessibilidade do usuário e elevadores também foram pontos positivos, além da melhora na assistência”, pontuou a técnica, completando: "Claro que ainda é preciso realizar a elaboração dos protocolos internos, mas são pontos em que nós mesmos do Ministério da Saúde podemos orientar e ajudar”.
Para o diretor geral do hospital, Leonardo Lobato, além de ver os avanços de perto, com a visita, os representantes do Ministério puderam fazer as observações necessárias para ampliar ainda mais as melhorias internas. “Ficamos atentos às observações da equipe, porque a nossa intenção é ver a melhoria em relação ao atendimento, à acomodação e ao fluxo de atendimento e internação. O Ministério vem para comprovar e nos ajudar também. Belém recebe mensalmente incentivos do mesmo para a qualificação do atendimento, por isso a necessidade da visita, que resulta em produção de relatórios para apontar as necessidades de adequações e conferir o que foi feito”, ressaltou o diretor, que aproveitou o momento para convidar a equipe para retornar em uma próxima visita no prazo de 90 dias. “Até lá, vamos ter concluído muitas obras, e é importante que a comissão retorne para comprovar e fiscalizar”, enfatizou.
De acordo com o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, os investimentos realizados dentro do HPSM Mário Pinotti se estendem à toda a rede de Urgência e Emergência. “Todas essas reformas e adequações são para que o usuário tenha um atendimento de qualidade. Para isso, além do investimento físico, após a chegada dos móveis e equipamentos da UTI pediátrica, nós vamos contratar mais profissionais, para que o serviço seja efetivado o mais rápido possível”, garantiu o secretário.
Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								